Seminarista da diocese troca solidéu com papa Bento XVI e ganha orações escritas pelo pontífice

26/10/2020

No último dia 21 de outubro, o seminarista Renan Moreira Garcia, 1º ano de Teologia, teve uma surpresa. Após enviar um solidéu novo e uma carta ao Vaticano contando sua história vocacional e pedindo bênçãos, o jovem recebeu, da Santa Sé, um solidéu usado pelo papa Bento XVI.

“A emoção é indescritível. De fato é uma alegria que não cabe em mim. Me sinto realmente privilegiado por tamanha graça recebida. Os livros de Joseph Ratzinger são meus livros de cabeceira. Seu pontificado sempre foi permeado por uma fundamentação teológica impecável”, afirma o seminarista.

Renan Moreira conta que torce para que Bento XVI seja declarado Santo (Renan Moreira / Cedida)

Renan Garcia conta que, ao abrir a encomenda, além do solidéu e do certificado de autenticidade assinado pelo monsenhor Georg Gänsweinp, secretário pessoal do papa, estavam também duas fotos do papa emérito, com orações escritas por ele.

Como conseguiu?

De acordo com o seminarista Renan Garcia, primeiro foi necessário descobrir como enviar a carta para Roma, juntamente com o solidéu, que já é um costume na Igreja ocorrer essa troca do objeto com o papa. Então entrou em contato com um brasileiro residente em Roma, que havia recebido o solidéu, para pedir informações e explicar o passo a passo.

Sabendo do procedimento, Renan pediu para que um amigo, que estava a caminho de Roma, trouxesse um solidéu da paramentaria do papa. Na loja, eles possuem exatamente a medida utilizada por cada pontífice, na cor e tecido específicos utilizados por cada um.

Quando o amigo chegou ao Brasil com o solidéu, o seminarista enviou a encomenda ao Vaticano, em agosto deste ano, juntamente com uma carta se identificando e contando sua história vocacional. Também foram enviadas fotos junto com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, dos formadores do jovem, bem como da sua comunidade do Seminário e da família.

“Pedi orações do papa por mim, por meus estudos e vocação. Além disso, pedi orações pelos meus amigos, formadores, pelos seminaristas que moram comigo, por Dom Benedito e por toda a Diocese de Presidente Prudente. De modo especial, rezo por três paróquias por onde passei fazendo meu estágio pastoral: Santuário de Santo Expedito, Paróquia Santa Rita de Cassia e Paróquia São José de Álvares Machado”, conta o seminarista.

Após dois meses de espera desde o envio a Roma, o jovem recebeu a caixa por meio da Nunciatura Apostólica.

Padre José Altino, seminarista Renan Moreira e padre Irineu Castro (Renan Moreira / Cedida)