Celebração faz parte da programação de conscientização do movimento contra o câncer de mama (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Paróquia São Judas celebra Missa em Ação de Graças pelo Outubro Rosa

Grupo “Amigas do Peito” presta auxílio a mulheres diagnosticadas com câncer de mama em Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

07/10/2019

O grupo de apoio “Amigas do Peito” se reuniu na sexta-feira (04/10), Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente (SP), para celebrar uma missa em ação de graças pela abertura da campanha Outubro Rosa 2019.

Igreja ficou enfeita da cor Rosa que representa a campanha (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Segundo a presidente do grupo, Cassia Sperini, esta é uma oportunidade de fortalecimento espiritual para os participantes. “Nesta celebração, rendemos graças a Deus e pedimos que Ele nos ajude para que tenhamos sabedoria para lidar com tantas pessoas que precisam de nós. Precisamos dessa força para exercermos nosso trabalho junto às pacientes”, afirma.

No vídeo, a presidente conta um pouco mais do trabalho desenvolvido pelo grupo, sobre sua  entrada na equipe e manda uma mensagem para as mulheres que estão em tratamento.

(Vídeo e edição: Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Durante a homilia, o padre Tiago Carvalho ressaltou a mulher como exemplo de perseverança. “Olhar a imagem da mulher é perceber que ela não é tão frágil quanto parece.”

“Quem tem Deus é capaz de vencer a doença”, destacou o padre Tiago Carvalho durante a homilia (Sonia Cavalcante/Pascom Diocesana)

Ainda de acordo com o sacerdote, a fé é extremamente importante durante uma enfermidade: “Quem tem Deus é capaz de vencer a doença. Quando eu olho sem Deus, não vejo saída. É na fé que a gente descobre que não há enfermidade que não pode ser vencida.”

Grupo

Fundado há 23 anos, o grupo de apoio Amigas do Peito de Presidente Prudente (SP) presta auxílio a mulheres diagnosticadas com câncer de mama e familiares.

Dentre os trabalhos realizados diariamente pelas voluntárias estão as visitas hospitalares às pacientes que realizaram cirurgia na mama; doações de kits, sutiãs especiais, enchimentos e lenços; empréstimo de perucas; atendimentos na sede à pacientes e familiares e reuniões mensais. Estima-se que mais de 1.300 mulheres já foram atendidas na região ao longo das últimas décadas.

Voluntárias reunidas após a missa em Ação de Graças pela campanha Outubro Rosa (Evandro Marques/Pascom Diocesana)

Veja o álbum de fotos completo da celebração clicando aqui!

Campanha

A campanha Outubro Rosa chama a atenção para a prevenção do câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2019 foram estimados 59.700 novos casos da doença.

Serviço

Neste mês, o grupo Amigas do Peito preparou uma programação especial para incentivar a campanha de prevenção:

11/10 (17h) – Ação de Conscientização no Parque do Povo

15/10 (9h) – Café da Manhã e Roda de Conversa no Hospital Regional de Presidente Prudente

22/10 (19h30) – Palestra no Senac com a médica mastologista e fundadora do Amigas do Peito, Dra. Maria Assunção Azevedo

26/10 (14h) – Palestra com a professora Elaine Gomes na sede do Amigas do Peito (Rua Dr. Gurgel, número 1202, Centro de Presidente Prudente)

Para mais informações sobre a campanha e as atividades planejadas pelo grupo Amigas do Peito, o telefone de contato é o (18) 3221-2656.

*Com contribuição de Laís Ernesto da Assessoria de Imprensa