Paróquia São João Batista completa 75 anos de criação em Pirapozinho

Pastoral da Comunicação

19/03/2021

Neste dia 19 de março, a Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Pirapozinho (SP), comemora 75 anos de criação e instalação. Abaixo você confere a história completa da trajetória da comunidade ao longo dos anos.

Brasão em comemoração ao Jubileu (Paróquia São João Batista / Divulgação)

História

No dia 19 de março de 1946, por meio de um decreto, Dom Antônio José dos Santos, até então bispo diocesano de Assis, cria a comunidade de Pirapozinho (SP). A antiga capela de São João Batista foi desmembrada da Paróquia São Sebastião de Presidente Prudente (SP).

No dia 02 de abril de 1946 é nomeado o primeiro pároco, padre Hilário Pierik. Sua posse ocorreu no dia 5 de abril do mesmo ano na igrejinha de madeira. Pirapozinho (SP) era, na época, distrito da cidade de Presidente Prudente (SP) e o número de habitantes não passava de mil moradores. O sacerdote passou 49 anos na paróquia.

Padre Hilário Pierik o primeiro pároco da comunidade (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Padre Hilário Pierik nasceu na Holanda no dia 24 de dezembro de 1910, na cidade de Siffard. Entrou para o seminário em 1923. Já em 28 de julho de 1935, ordenou-se padre na Alemanha. Destinado a trabalhar no Japão, teve de renunciar a esse propósito por motivo da guerra. Em setembro de 1937 foi enviado ao Brasil, precisamente para trabalhar em Olinda e Recife, onde desempenhou seu ministério por dois anos. Sua transferência para a Diocese de Assis ocorreu em 1939. Em janeiro de 1941 foi transferido para a Paróquia de Santo Anastácio, onde ficou até 1944. Após isso, foi transferido para Assis e se tornou cura da Catedral até o início de 1946.

É aos 19 de março desse mesmo ano, com a criação da Paróquia São João Batista, que padre Hilário foi designado a ser o primeiro pároco.

Padre Hilário Pierik é holandês e veio para o Brasil em 1937 (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Padre zeloso e missionário, logo que tomou posse da pequenina igreja de madeira, enquanto procurava formar a vida religiosa daquele povo que morava no distrito de Pirapozinho, procurou construir uma igreja maior de madeira que pudesse acolher melhor os fiéis.

Com sua dedicação incansável, Padre Hilário faz a recém-criada Paróquia São João Batista tomar novo impulso. Surgiram aos poucos: um templo maior de madeira, o templo de alvenaria, a nova casa paroquial, o colégio das irmãs, o Salão Paroquial, o asilo Vicentino, as capelas de São Francisco e de Nossa Senhora Aparecida.

Terminada a igreja maior, ainda de madeira, Padre Hilário iniciou a construção da Igreja Matriz de alvenaria.

Pedra fundamental

No dia 06 de março de 1947 lança a pedra fundamental da construção do novo templo religioso. Iniciam-se as quermesses beneficentes em prol da construção. No dia 02 de março de 1952, o templo foi solenemente abençoado a nova igreja por Dom José Lázaro Neves.

Terminada a construção da Igreja Matriz, padre Hilário pensa logo em construir uma escola paroquial. Com isso viaja para o Rio Grande do Sul para conversar com a Provincial das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, na qual teve uma resposta positiva para começar a construir o Colégio das irmãs. O sacerdote construiu também o prédio do Asilo Nossa Senhora da Penha, trazendo os idosos do antigo asilo para o centro da cidade, afim de terem melhores cuidados.

No Natal de 1950, o padre Hilário preside a primeira missa na Igreja Matriz de alvenaria, ainda em construção.

No ano de 1979, padre Miguel Valdrigh é designado para assumir a função de vigário paroquial.

Irmã do padre

Vinda da Holanda em outubro de 1947, a irmã do padre Hilário, conhecida como Mariazinha, veio com a missão de secretariar a Casa Paroquial, coordenar e promover a catequese e coordenar o asilo, além de ocupar-se como costureira dos velhinhos. Mariazinha, ao chegar em Pirapozinho (SP), foi se inteirando das necessidades e sempre apoiou o padre em suas empreitadas pastorais. Ela foi ainda por muitos anos a organista e dirigente do coral.

Falecimento

Com a idade avançada, padre Hilário pede ao bispo um padre auxiliar, que na ocasião envia o padre Antônio Cordeiro, já com direito a sucessão. Com a saúde debilitada, padre Hilário entrega a sua alma ao Senhor, aos 84 anos, no dia 18 de janeiro de 1995. Milhares de pessoas compareceram ao velório, que aconteceu na Igreja Matriz de São João Batista. Após a missa presidida por Dom Agostinho Marochi, às 16h, com participação de milhares de fiéis que rezaram pela alma de padre Hilário, aconteceu um cortejo fúnebre até o cemitério.

Com a morte de padre Hilário, o padre Antônio Cordeiro toma posse como o novo pároco, no dia 05 de fevereiro de 1995.

Venceslauense, padre Antônio Cordeiro assume como segundo pároco de Pirapozinho (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Novos rumos

Padre Antônio Cordeiro nasceu em Presidente Venceslau no dia 31 de dezembro de 1947. Ingressou no Seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP), em janeiro de 1979. Foi ordenado diácono no dia 07 de dezembro de 1985, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP).

Antônio Cordeiro se tornou diácono em 1985 (Paróquia São João Batista / Arquivo)
Antônio Cordeiro durante o rito do diaconato (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Na mesma paróquia, recebeu a ordenação sacerdotal no dia 27 de fevereiro de 1987.

Padre Antônio Cordeiro foi ordenado em 1987 (Paróquia São João Batista / Arquivo)
Ordenação ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Aos 5 dias do mês de março de 1988, padre Antônio chega na Paróquia São João Batista como administrador paroquial, sendo empossado nessa função no dia 12 de março de 1988. Assume como pároco no dia 5 de fevereiro de 1995, se tornando o segundo pároco, dando sequência aos movimentos e pastorais já criados.

Um dos seus primeiros trabalhos pastorais foi a criação do coral infantil, a reforma e ampliação do salão de festas do colégio e a criação de uma capela na parte térrea do mesmo.

No dia 24 de junho de 1992, vendo o crescente número de crianças de rua na cidade, reúne vários membros da sociedade, engajados na comunidade católica, para a formação de uma obra assistencial as crianças. Dessa forma, funda a “Obras Reunidas de Assistência Social São José Operário” conhecida como “Casa do Menor”, cujas obras iniciaram em abril de 1993, no espaço do antigo asilo. Foram inúmeras as atividades beneficentes afim de angariar fundos para a construção. Inclusive auxílio financeiro vindo da Itália, por intermédio do Padre Marcos Redaelli. Após 3 anos de trabalhos, a inauguração aconteceu no dia 24 de março de 1996. Para coordenar a “Casa do Menor” vieram, novamente do Rio Grande do Sul, as Irmãs Franciscanas.

Padre Antônio foi alguém que soube conciliar muito bem: o reconhecimento da atuação de padre Hilário e novos projetos paroquiais. Um marco de seu pastoreio, além da organização e solidificação das pastorais e movimentos, é a ampliação da Igreja Matriz, sendo a capacidade de fiéis aumentada de 400 para 1500 lugares sentados.

Reforma da Igreja

Desejoso de que os fiéis pudessem ter um espaço mais amplo para as celebrações eucarísticas e percebendo que a Igreja Matiz já se tornava pequena para abrigar a comunidade religiosa, principalmente nos atos litúrgicos mais solenes da vida da comunidade, o sacerdote leva ao CPP, o projeto de ampliação da Igreja Matriz. Com o apoio do Conselho e também do bispo, inicia as obras de ampliação da Igreja Matriz em 23 de março de 1997, quando transfere de modo provisório a sede da igreja matriz para o salão paroquial. Amplia em 2 terços a capacidade de ocupação.

O novo projeto de ampliação daria um novo visual interno, porém conservaria a estrutura original do templo: como a fachada, a torre e os vitrais. Durante o andamento da obra, no início do ano de 1998, chega o diácono Hélio Mafra, que fica até início de 1999. Na ocasião, o padre Aurélio também chega para auxiliar o atual sacerdote na comunidade, ficando até o final do mesmo ano.

Padre Aurélio auxiliou a comunidade ao lado do padre Antônio (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Após três anos e meio de obras, a reinauguração e dedicação da Igreja Matriz ocorreu no dia 17 de dezembro de 2000, com missa presidida por Dom Antônio Agostinho Marochi, presença de inúmeros padres e participação maciça dos fiéis.

Novas conquistas e mudanças

No dia 22 de setembro de 2000 foi idealizada a Rádio Novo Milênio FM (104,9). Com autorização para funcionamento através da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no dia 1º de novembro de 2001, a rádio passou a operar em definitivo com uma grade de programação e continua levando ao ar: música, entrevistas, interatividade com a participação dos ouvintes e muita informação.

Por motivos de saúde, em meados do ano de 2001, o padre Antônio pediu ao bispo diocesano sua transferência para Presidente Prudente (SP), tomando posse da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 16 de fevereiro de 2002. Desse modo, encerra suas atividades na Paróquia São João Batista. Mais tarde, o sacerdote foi transferido para Paróquia São Lucas, na mesma cidade, onde veio a falecer de morte violenta no dia 22 de agosto de 2004.

Novo ciclo

O terceiro ciclo de evangelização inicia em 2002, mais precisamente no dia 17 de fevereiro. Foi nessa ocasião que o padre Dirceu Montovani toma posse como administrador paroquial.

Padre Dirceu Montovani exerce seu ministério até hoje na comunidade (Pascom Diocesana / Arquivo)

Logo depois, no dia 22 de abril, toma posse como terceiro pároco o monsenhor Jésus. São eles que conduzem os trabalhos e cuidam do rebanho há exatos 19 anos.

Monsenhor Jésus toma posse em 2002 na comunidade (Pascom Diocesana / Arquivo)

Com a chegada de Monsenhor Jésus, padre Dirceu passa a ser vigário paroquial e juntos fornecem incentivo as pastorais e movimentos, de modo especial, revitalizando a catequese. Atenção especial foi dada também a pastoral da juventude, pastoral dos adolescentes, infância missionária, pastoral da saúde e ECC.

No ano de 2003, a prioridade começa a ser a formação dos leigos, para isso, criam: cursos, escola de formação teológica, curso bíblico, etc. Atrelado a isso, implantam cursos junto a pastoral social: tricô, bordado, pintura, cabeleireiro, manicure, entre outros. Houve também a inauguração da capela Dom Bosco. Em setembro de 2003, iniciaram a construção do centro de formação ao lado da igreja matriz e o prédio da pastoral da criança.

Iniciaram no mês de janeiro de 2004 as obras da construção da capela Nossa Senhora das Dores. Vários foram os desafios, mas a perseverança fez com que os projetos continuassem.

A inauguração da Capela de Nossa Senhora das Dores ocorreu no dia 1º de janeiro, após 2 anos de obra. Na ocasião, monsenhor Jésus preside a celebração que foi concelebra por padre Dirceu e demais padres, além da participação maciça do povo. No dia 19 de março, celebram os 60 anos de paróquia. No mês de julho, os padres inauguraram o Centro Catequético São Camilo.

O ano de 2008 foi marcado por mais uma perda. Falece Mariazinha no dia 02 de maio. Em 2009, iniciam os preparativos para a construção da nova capela de São Francisco de Assis.

No dia 03 de novembro de 2010, chegam em nossa paróquia os frades da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus. Eles conduzem até hoje uma comunidade terapêutica que realiza atendimento gratuito para homens que buscam a recuperação contra o vício do álcool e das drogas.

Em 19 de novembro de 2010, após ordenação diaconal realizada em Presidente Prudente (SP), o diácono Wilton José Milhorança deu continuidade em seu ministério na paróquia de Pirapozinho (SP), ficando até julho de 2011.

No dia 24 de junho de 2011, os padres entronizam e inauguram no trevo principal da cidade a linda imagem de São João Batista. Acompanharam o momento cerca de 2000 fiéis que recitaram o terço no local.

Já em 04 de outubro de 2014, aconteceu a inauguração da Capela São Francisco de Assis, com celebração de missa solene presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, atual bispo diocesano, e grande número de fiéis.

No dia 08 de maio de 2015 é ordenado na paróquia o Padre Benjamim Monteiro de Assis Júnior, que retorna como vigário paroquial de janeiro de 2017 a 21 de julho de 2019.

Algo que merece destaque é o Jubileu de Prata sacerdotal do Padre Dirceu. Aconteceu no dia 11 de maio de 2015, com missa presidida por Dom Benedito e participação de muitos fiéis, padres e seminaristas. Além de seus familiares e amigos.

No dia 11 de dezembro, Rafael Moreira Campos é ordenado diácono, e chega na comunidade no início de 2020, onde continua exercendo seu ministério.

Rafael Moreira é o atual diácono da comunidade (Paróquia São João Batista / Arquivo)

Co-padroeira

Aos 5 dias do mês de outubro de 2018, a paróquia passa a possuir como co-padroeira Nossa Senhora Aparecida, devido a devoção a santa e por possuir grande expressão junto ao povo. Por meio de decreto, a paróquia passa a ser conhecida por: Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, começam as obras da nova capela de Nossa Senhora Aparecida.

Que São João Batista e Nossa Senhora Aparecida intercedam junto a Jesus pela paróquia de Pirapozinho (SP) e por toda comunidade. São 75 anos de história e uma só certeza: Deus mora aqui! São João Batista, rogai por nós!

*Texto cedido pelo Diácono Rafael Moreira Campos.

Deixe seu comentário!

Onda Viva