Seminaristas do Seminário Menor em Presidente Prudente e Seminário Maior em Marília, junto com os novos formadores e o Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Novo reitor do Seminário Menor Diocesano é apresentado à comunidade

Celebração reuniu sacerdotes e fiéis da região, que vieram acompanhar este momento importante o para o Seminário Menor

Evandro Marques e Luana Mariano / Pascom Diocesana

02/12/2019

Na manhã de sábado (30/11) ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Presidente Prudente (SP), a missa de posse do novo reitor do Seminário Menor Diocesano. O seminário, que foi dirigido por 13 anos por monsenhor Miguel Valdrighi, agora passa a ser comandado pelo padre Anderson Félix da Silva, que estava na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Mirante do Paranapanema (SP).

A missa foi celebrada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Anderson Félix, Éverton Aparecido da Silva (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja), David Aparecido Bezerra da Silva (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos), Edcarlos Amorim Moreira (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Evandro Carbonário (Paróquia Santa Luzia), Sandro Rogério dos Santos (Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face), Carlos Eduardo Biral (Paróquia São Miguel Arcanjo), Jerônimo Gasques (Paróquia Santo Antônio de Pádua), Paulo Nunes de Araújo (Capelão do Hospital Regional), Sanderson Vergara (Paróquia Menino Jesus de Praga), Rafael Andreatta (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), José Altino Brambilla (Paróquia Santa Rita de Cássia), Gerisvaldo Silva Viana (Paróquia São Pedro) e Monsenhor Miguel Valdrighi, novo vigário da paróquia Santa Rita de Cássia e Capelão do Lar São Rafael.

Padres da região estiveram presentes na missa de posse do novo reitor do Seminário Menor (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Além da apresentação do padre Anderson como novo reitor do seminário, o padre Rafael Andreatta foi apresentado como diretor espiritual do seminário, padre Sanderson Vergara como ecônomo e o padre Altino Brambilla irá assumir a reitoria do Seminário Maior em Marília (SP), representando a turma de Presidente Prudente (SP).

Apresentação dos novos formadores do Seminário Menor em Presidente Prudente e Seminário Maior em Marília (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Estiveram presentes na celebração, moradores de Caiuá (SP) e Mirante do Paranapanema (SP), paróquias por onde o padre Anderson foi pároco, e professores que dão aula no seminário.

Em sua homilia, Dom Benedito destacou que a missão do Seminário Menor é que cada seminarista tenha o discernimento para ouvir a voz de Deus e se torne discípulo do Senhor. Ele agradeceu ao monsenhor Miguel pela grande missão e serviços prestados à Diocese e dedicação ao seminário.

Durante a celebração, foram lidos os Ritos de Posse e nomeados o novo ecônomo e diretor espiritual. O padre Anderson Félix, novo reitor, fez a profissão de fé e juramento de fidelidade perante toda a comunidade.

Juramento de fidelidade do novo reitor do Seminário Menor perante o Bispo Diocesano e toda a comunidade (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“Quando eu fiz o convite ao padre Anderson ele recebeu com alegria, é uma pessoa muito capaz, já é nosso colaborador como professor no seminário, então não tenho a menor dúvida que vai continuar tendo uma bela formação, para que cada vez mais os nossos seminaristas, como até hoje, sejam verdadeiros discípulos e missionários de Cristo Jesus.”, afirma Dom Benedito.

A professora Odete Bocchi Pedroso, 70, dá aulas de literatura no seminário desde 1998 e vê com positividade a mudança. “O padre Anderson já foi professor de escola pública e já foi aluno deste seminário, então ele vai saber conduzir tudo com muita propriedade e pulso firme.”

Professores que pertencem à equipe do Seminário Menor estiveram presentes na celebração (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Alam Voltarelli, 41, é membro da Paróquia Santa Terezinha em Mirante do Paranapanema, faz parte do ministério de música e pastoral familiar da paróquia. Ao final da celebração, fez uma homenagem ao padre Anderson em nome de sua paróquia e relata a importância que o padre teve durante sua passagem por Mirante.

Membros da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Mirante do Paranapanema fizeram homenagem ao padre Anderson Félix (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“Padre Anderson é um doce de pessoa, uma pessoa que sempre está ao nosso lado, sempre nos ensinando. Lá em Mirante estamos com a nossa construção e ele sempre esteve à frente, nos incentivando. Foi uma passagem muito grandiosa pra nós, uma passagem de aprendizado, onde ele colocou realmente a face de Cristo pra nós.”, ressalta Alam Voltarelli.

A partir de agora, os padres que assumiram os novos cargos no Seminário Menor em Presidente Prudente e Seminário Maior em Marília, já começam os trabalhos na formação dos seminaristas.

“Que nós formadores possamos ser pescadores de homens, não depender da morte, mas de uma vida eterna dada pelo Mestre jesus”, ressalta o padre Anderson Felix.