Agentes da primeira e segunda regiões da Diocese estiveram reunidos (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Mais de 650 pessoas participam de evento da Pastoral da Saúde

Liderança foi o principal assunto discutido no V Congresso Diocesano realizado em Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

26/08/2019

No domingo (25), a Pastoral da Saúde da primeira e segunda regiões se reuniram na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Presidente Prudente (SP), para a quinta edição do Congresso Diocesano, que teve como tema “A liderança é uma arte”.

“Nesse evento anual é a oportunidade que nós temos de reunir os agentes da diocese para que elas trabalhem em sintonia”, explica a coordenadora da Pastoral da Saúde, Helena Corrêa Cassiano.

Durante o dia, além da oração inicial conduzida pelo padre Sérgio Antonio Bonini (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima), foram feitas duas colocações: uma do padre Romão Martins, da Arquidiocese de Londrina (PR), e outra do assessor eclesiástico da Pastoral da Saúde, padre Marcos Paulo Cestare de Souza. O bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos presidiu a celebração da Santa Missa no local.

Durante a primeira colocação, padre Romão Martins discorreu sobre as características de um bom líder, baseado no livro “A Arte de Liderar na Igreja”, do qual é coautor. “O sucesso do trabalho da Igreja depende da liderança e todos somos líderes. O líder é aquele que influencia e nós lideramos para que a obra de Deus seja feita.”

Padre Romão falou sobre a vivência na pastoral e sobre suas experiências com o pastoreio (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O congresso desse domingo é a segunda edição do evento deste ano e contou com a presença de cerca de 670 pessoas, segundo o padre Marcos Paulo. O primeiro encontro ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Teodoro Sampaio (SP), no mês de junho. Mais de 300 pessoas, da terceira e quarta regiões, participaram.

Experiência

A coordenadora da Pastoral da Saúde da Paróquia São Francisco de Assis de Presidente Prudente (SP), Marleide de Jesus Magro Rodrigues, 56, professora aposentada, contou que participa há cinco anos da pastoral.

“Fui tocada quando minha sogra ficou doente no hospital e a Pastoral da Saúde chegou na minha família, então percebi a necessidade de entrar para esse trabalho”, afirma Marleide.

De acordo com Marleide, os agentes da paróquia realizam o trabalho com enfermos visitando as casas e no Hospital Regional. “Chego no quarto de Hospital e é o próprio Cristo que está nos doentes.”

Para Marleide Rodrigues, visitar os doentes é visitar o próprio Cristo
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Atuação

A Pastoral da Saúde é um organismo da CNBB que se divide no trabalho de visita aos enfermos em três dimensões: solidária, comunitária e política institucional.

Segundo o assessor eclesiástico, padre Marcos Paulo, o pilar solidário é a visita em casas, as reuniões mensais e semanais, que se preparam para levar a eucaristia. “O trabalho maior da pastoral hoje é evangelizar. A função dos agentes é levar a Palavra de Deus e acolher.”

Já a dimensão comunitária acontece com formações de campanhas como setembro amarelo, contra depressão e suicídio, além da luta contra fake news. Por último, a política institucional se desenvolve somente em nível paroquial, em algumas igrejas da diocese.

Em números, a pastoral possui mais de nove mil agentes em toda diocese, conforme o último levantamento realizado em 2016.

Serviço

Para atuar na Pastoral da Saúde, procure a pastoral de sua paróquia. De acordo com o padre Marcos Paulo, a formação acontece durante três dias, em nível diocesano.