Jovens da região doam suas vidas para seguir o projeto de Deus e evangelizar

Evandro Marques / Pascom Diocesana

04/02/2021

O discernimento da vocação nem sempre é algo simples, pois exige muita oração e reflexão pessoal. Nessa caminhada, jovens e adultos são chamados para vivenciarem intensamente o projeto de Deus e se doarem para a evangelização.

Nesta matéria, você vai conhecer duas histórias de jovens da diocese, que decidiram seguir a vontade de Cristo, cada um com a sua particularidade.

Missão

Danilo Linares Reis, 20, mora em Presidente Prudente (SP), e faz parte do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Integrado às atividades paroquiais, o jovem conta que sempre teve o desejo de ir além na evangelização e se doar mais ao propósito de Cristo.

Danilo tem 20 anos e aparece na parte inferior da imagem, com camiseta branca (Danilo Reis / Cedida)

Orientado por um amigo, Reis procurou ajuda vocacional na Comunidade Aliança de Misericórdia. Após diálogo com a associação, ele decidiu embarcar em uma missão com jovens de várias cidades do país, e até do mundo, com o intuito de evangelizar. O projeto da comunidade tem o nome de Escola de Evangelização.

No dia 20 de fevereiro, Danilo seguirá para a cidade de Barbalha, interior do Ceará, onde ficará nove meses recebendo formação e evangelizando os moradores.

“Este projeto é destinado aos jovens que se colocam à disposição de Jesus e de sua Igreja, doando um ano de sua vida para formarem-se como evangelizadores, partindo da missão que Jesus confiou aos seus discípulos: ‘Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura’ (cf. Mc 16,15) ”, afirma Danilo Reis.

A missa de envio do missionário ocorrerá no dia 13 de fevereiro, às 18h30, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes.

“Confesso que estou extremamente ansioso, pois irei realizar a vontade de Deus e por também conhecer a realidade da população nordestina e sua sede de conhecer a Deus”, ressalta Reis.

(Daniel Linares / Reprodução)

Doação

Bruno Coelho Gonçalves, 26, natural de Martinópolis (SP), é um exemplo de resposta ao chamado de Deus. Mesmo pequeno, sentia o desejo de ser padre. Ele contou que, desde a adolescência, participava ativamente na Paróquia Santa Bibiana desempenhando a função de coroinha e contribuindo nas pastorais da comunicação e da liturgia, no Grupo de Jovens, além de acampamentos e retiros.

Bruno conta que desde pequeno, sentia o desejo de tornar-se padre (Bruno Gonçalves / Cedida)

“Meu caminho vocacional iniciou-se por volta dos dez anos, o qual perdurou até o término do Ensino Médio, em 2011, quando tive a idade mínima para ingressar no seminário. Contudo, por vivenciar uma crise vocacional, decidi dar um tempo e repensar o chamado”, afirma Bruno Gonçalves.

Durante o período de reflexão, o jovem cursou a Faculdade de Direito, concluída em 2017, e foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entretanto, Gonçalves ressalta que “o ardor pela vocação nunca se apagou durante os cinco anos do curso”, o que o fez ingressar no seminário.

“Resolvi entrar para os Palotinos (SAC), pois os padres que atendem a Paróquia Santa Bibiana pertencem à Província São Paulo Apóstolo, dos Padres e Irmãos Palotinos, os quais sempre me cativaram pelo trabalho e zelo apostólico e pela vida e obra de São Vicente Pallotti”, explica o vocacionado.

Em 2018, ingressou no Postulado Palotino em Ilhéus (BA), onde permaneceu por dez meses. Um ano depois, na cidade de Cornélio Procópio (PR), deu início ao primeiro ano do Período Introdutório ou Noviciado Canônico. Já em 2020, prosseguiu a caminhada com os estudos de Filosofia e a conclusão do segundo ano do Período Introdutório, em Curitiba (PR).

No último dia 30 de janeiro de 2021, Bruno Gonçalves professou a Primeira Consagração na família palotina, juntamente com dois irmãos, sendo eles: Dailan Brito, da Diocese de Ilhéus na Bahia; e Phaulo Rycardo, da Diocese de Coroatá no Maranhão. A celebração foi realizada na Capela interna do Seminário São Vicente Pallotti, em Londrina (PR).

Novos consagrados seguem agora em busca da Consagração Perpétua (Victor Jorge / Pascom Martinópolis)

“O sentimento de ser consagrado é de imensa alegria, pois o seguimento a Cristo por meio da profissão pública dos conselhos evangélicos mostra ao mundo que é belo e possível viver já, antecipadamente, o que se aguarda no Reino Celeste, por meio de vida casta, pobre e obediente, mediante a permanência numa comunidade fraterna”, afirma Gonçalves.

Agora, os próximos passos serão: atividades comunitárias, pastorais e missionárias, o término do curso de Filosofia e Teologia e a emissão da Consagração Perpétua, para aí se dirigir ao diaconato e presbiterado.

“Meu objetivo é sempre caminhar junto com a Igreja e com minha comunidade religiosa no caminho da evangelização e do anúncio do Reino de Deus, realizando tudo para a maior glória de Deus, a santificação minha e do meu próximo”, enfatiza Gonçalves.

Consagração ocorreu no dia 30 de janeiro (Victor Jorge / Pascom Martinópolis)