Instituição prudentina também ganhou selo da ODS de reconhecimento internacional (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Fraternidade São Damião recebe o Prêmio de Instituição Social Inovadora

Cerimônia aconteceu em uma Universidade de Presidente Prudente e premiou seis projetos da instituição

Evandro Marques / Pascom Diocesana

28/10/2019

Há 15 anos prestando serviços à comunidade, a Fraternidade São Damião desenvolve um trabalho social atendendo centenas de famílias carentes, além de promover cursos, projetos, fornecer assistência médica, ajuda com equipamentos, doação de roupas entre outras ações.  

A partir desse trabalho realizado em prol da sociedade, nessa última quinta-feira (24/10), a instituição teve seis projetos premiados durante o primeiro Prêmio Unoeste “Instituição Social Inovadora”, que foi dividido em cinco categorias: 

  • Assistência/Promoção Social e Inclusão (crianças, adolescentes, Jovens e Idosos); 
  • Educação, Cultura, Esportes e Lazer;
  • Direitos Humanos, Saúde, Habitação, Justiça e Trabalho;
  • Comunicação e Tecnologia;
  • Nutrição, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Geração de renda e Empreendedorismo. 
Representantes da fraternidade e padre Paulo Costa participam (Reprodução / Instagram Paróquia São Francisco)

A cerimônia foi organizada pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e premiou, dentro da esfera de instituição filantrópica, o projeto de reforço alimentar (trabalha com distribuição de marmitas, frutas e legumes para pessoas carentes), projeto cor (trabalha com pintura em tela com crianças especiais), projeto especial gourmet (trabalha com alunos especiais no ramo da gastronomia), projeto de Karatê (conta com crianças e adolescentes), projeto de matemática básica para concurso público e o projeto de psicologia (realiza atendimentos para crianças, adolescentes e adultos gratuito). 

Na ocasião, o coordenador da Fraternidade São Damião, Leonardo Mota Ribeiro da Silva, 29, juntamente com o padre Paulo César da Costa, atual pároco da Paróquia São Francisco de Assis, além de professores, psicóloga, coordenadora e assistente social participaram do evento para receber os prêmios. 

Prêmios fomentarão a parceria entre a instituição e a universidade (Reprodução / Instagram Paróquia São Francisco)

“Para nós é uma conquista muito grande, abre portas para prestarmos melhor o serviço para a comunidade. Nosso trabalho vai poder ser reconhecido e valorizado”, afirma o coordenador da fraternidade, Leonardo Silva. 

Prêmio

O prêmio tem por objetivo dar visibilidade às Instituições Públicas e Particulares que promovem boas práticas pensando no desenvolvimento social, econômico e ambiental no Oeste Paulista. Além disso, certifica as organizações que contribuem para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com um selo. 

Os Projetos Sociais Inovadores certificados e premiados da fraternidade passam a fazer parte da rede ODS do Oeste Paulista e começam a ser reconhecidos internacionalmente quanto a assistência e a promoção humana. Além disso, a partir daí, a Unoeste incentiva começa a incentivar projetos de extensão com essas instituições.  

História

No dia 20 de janeiro de 2004, a Paróquia São Francisco de Assis de Presidente Prudente (SP) inaugura a Fraternidade São Damião no bairro Jardim São Gabriel.  

Estrutura conta com oratório, biblioteca, salas, consultórios, salões e cozinha (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

De acordo com o site da igreja, a fraternidade nasceu da ação social já existente e como resposta às demandas internas da paróquia. A construção do local também foi uma resposta franciscana ao chamado “Francisco vai e reconstroi a minha igreja”. 

Atualmente a organização atende cerca de 120 famílias e conta com sete sala, quatro consultórios, dois salões, oratório, cozinha e a farmácia popular. Possui cerca de 120 voluntários que trabalham no local e, em média, mais de 350 pessoas passam pelo local mensalmente. 

Serviço

A Fraternidade São Damião fica localizada na Rua Arthur Jorge Guazzi, 439, Jardim São Gabriel, em Presidente Prudente (SP). Para mais informações entre em contato pelo número (18) 3906-5755.

Comentários

  • Pastoral da Comunicação postado em 29/10/2019 ás 14:15

    Obrigado por seu comentário, Deus te abençoe.

  • Fátima das Graças Lima - Pirapozinho SP postado em 28/10/2019 ás 19:27

    Parabéns! Deus abençoe sempre esta comunidade e a todos que trabalham nessa linda obra e proteja a todos que se beneficiam que eles reconheçam com amor o maravilhoso projeto. Abraços fraternos!

Deixe seu comentário!

Onda Viva