Fiéis celebram o Dia de São Sebastião na maior cidade do Oeste Paulista

Evandro Marques / Pascom Diocesana

21/01/2020

A Catedral São Sebastião ficou lotada para celebrar o Dia do Padroeiro, nessa segunda-feira, 20 de janeiro, em Presidente Prudente (SP). Com muita devoção, os fiéis puderam participar das missas, procissão e assistir aos fogos de artifício durante à noite.

Tradicional procissão de São Sebastião percorreu ruas do centro da cidade (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Foram celebradas duas missas na Catedral: às 8h, presidida pelo monsenhor José Antônio de Lima e concelebrada pelos padres Ivair Gentil Zancheta e Edilson José da Diocese de Três Lagoas; e às 19h30, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelo monsenhor José Antônio e os padres Cícero Moreira Campos, Antônio Marques do Vale e Fernando Santamaria da Diocese de Itapeva da cidade de Barra do Chapéu (SP).

Na missa solene da noite, cerca de mil pessoas participaram da celebração. Na ocasião, o bispo diocesano falou da importância da data. “A igreja sempre celebra a festa do santo para que cada fiel possa reavivar no coração o desejo de ser santo. Somente uma pessoa de oração é capaz de chegar ao céu.”

Bispo diocesano destaca no dia do santo a importância da santidade (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Dom Benedito destacou ainda o caminho para alcançar uma vida santa. “Para que cheguemos à santidade, abrir o coração, é necessário que todos nós, a exemplos da Virgem Maria e São Sebastião, aprendamos a ouvir e a praticar a Palavra divina.”

Após a celebração, os fiéis saíram em procissão pela avenida Coronel José Soares Marcondes e pelas ruas Barão do Rio Branco e Doutor José Foz, bem como o calçadão localizado na Rua Tenente Nicolau Maffei.

Milhares de pessoas participaram da celebração cantando e rezando (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Durante a procissão de cerca de 1 km, os fiéis puderam cantar e rezar o terço.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O atual pároco da Catedral São Sebastião, monsenhor José Antônio, destaca a grandeza da devoção. “Toda a comunidade da Paróquia da Catedral se alegra em celebrar o padroeiro, que também é padroeiro da cidade e da Diocese de Presidente Prudente. Então, no dia de hoje [20/01] os fiéis vêm orar, pedir intenções, cumprir suas promessas que são atendidas por São Sebastião.”

Fiéis puderam rezar, pedir e agradecer as bênçãos concedidas pela intercessão do santo padroeiro (Messias Araujo / Pascom Diocesana)