Apresentações culturais e comidas típicas brasileira marcam evento na região (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“Fésta Brasil a Gosto” espera público de 12 mil pessoas até domingo

Comidas típicas de todo o país estão reunidas em uma estrutura montada no estacionamento do Seminário Diocesano

Evandro Marques / Pascom Diocesana

15/08/2019

Com cerca de 700 voluntários, 25 barracas típicas brasileiras, parque de diversões, shows, concursos de Miss e Mister Brasil Mirim, bingos, torneio de futebol, além de feijoada e costelão fogo de chão, a “Fésta Brasil a Gosto” tem início em Presidente Prudente (SP) com novidades.

O evento, que está na terceira edição, começou na última quinta-feira (15) e segue até o próximo domingo (18), com o almoço no local. A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja é a responsável pela festa que será realizada no estacionamento no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja.

A “Fésta Brasil a Gosto” teve início após a comunidade sentir algumas necessidades e querer inovar a Festa da Padroeira. Assim, foi consultado o que as pessoas desejavam e o que já era oferecido na cidade. “Chegamos à intenção de fazer uma festa brasileira, com comidas típicas do nosso país e que também envolvesse apresentações culturais”, afirma o pároco Éverton Aparecido da Silva.

Aproximadamente 700 voluntários trabalham na festa durante os quatro dias. Até domingo devem ocorrer apresentações musicais, desfiles infantis e sorteios.  No sábado (17), o prêmio será uma moto, que terá a renda revertida para a construção de uma ermida (capela de pequena dimensão). Já no domingo terá o almoço com o tradicional Costelão de chão.

Lígia Lemos Marçon da Silva, 58, é uma dessas voluntárias que já serviu em todas as edições. “Adoro ajudar a comunidade, esse clima da festa. Por ser o primeiro dia, está bastante movimentado, o pessoal está gastando mais”, afirma Lígia.

Lígia trabalha como voluntária vendendo cartelas de bingo durante a festa
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Mônica Duran Bueno, 39, é jornalista e veio aproveitar o evento com o marido e a filha. Ela diz que não é a primeira vez que participa e que ficou sabendo por meio da divulgação da TV e convite de amigos. “Está cada vez mais organizada [a festa], tanto as barracas como a cobertura, porque vários anos choveram. O evento supriu as expectativas, está ótimo”, afirma Mônica.

Convidada por amigos da festa, Mônica trouxe a família para prestigiar o evento
(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

De acordo com o padre, toda a renda será revertida para melhorar os espaços de atendimento, bem como a secretaria paroquial e catequese. “A expectativa é que o público passe aqui e tenha um verdadeiro encontro com a família e possa viver um pouco da cultura do nosso país”, ressalta o pároco.

A organização espera atrair cerca de três mil pessoas em cada dia do evento.

Missa de envio

No último domingo (11), a Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja realizou a missa de envio dos voluntários da festa, presidida pelo padre Éverton. Na ocasião, os coordenadores entraram com símbolos, pratos típicos e objetos que representam as barracas ou o trabalho desenvolvido no evento.

Pratos típicos, símbolos e objetos foram colocados no presbitério, próximo do altar
(Claudia Quezada / Pascom N. S. Mãe da Igreja)

Novidades

A terceira edição do evento é marcada por três inovações: um mini parque de diversões, a barraca Produtos da Terra e o sistema de funcionamento das fichas que foi transformado em um cartão de consumo.

Pela primeira vez, a festa conta com um mini parque de diversões para crianças ao ar livre (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O casal Martha Helena Marchini Souza e Valdinei Campos de Souza é responsável pela barraca Produtos da Terra, que comercializa verduras, legumes, frutas e plantas. Martha conta que tremeu ao receber o convite dos coordenadores para servir na festa pela primeira vez. “Nós somos paroquianos há menos de um ano. Nosso sentimento é de comprometimento e gratidão por esse acolhimento, já nos inserindo ao serviço na comunidade”, afirma a voluntária.

Seis voluntários da paróquia local e mais dois de outra paróquia trabalham em unidade na festa

Curiosidade

O nome “Fésta Brasil a Gosto” é marcado por significados. Segundo uma das organizadoras do evento, Débora Sueli Rangel, o acento no “e” é proposital para indicar o termo “fé”, que remete à religiosidade. Já a palavra “Brasil” remete à cultura e culinária típica brasileira presente na festa. Ela explica ainda que o “a gosto” é por causa do paladar e também cria o som que remete a palavra “agosto”, mês em que ocorre a festa.

Outra curiosidade são os pratos típicos do evento. A culinária reúne sabores das cinco regiões brasileiras, como o tradicional Acarajé, que é a mistura de Caruru e Vatapá.

Pratos típicos brasileiros de cinco regiões fazem parte do cardápio e Aracajé é um deles

Serviço

A “Fésta Brasil a Gosto” segue até o próximo domingo (18) na Rua Padre João Goetz, nº 514, Jardim Esplanada, em Presidente Prudente (SP).

16/08 (Sexta-feira)

Show com Zhezinho do Cavalo e Mistura do Samba

Desfile Miss e Mister Brasil Mirim

Apresentação do Colégio Cristo Rei