Oito adolescentes vieram de várias paróquias da Diocese participar do evento (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Encontro Vocacional reúne jovens da região em Presidente Prudente

Já é a segunda edição que o Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja promove este ano

Evandro Marques / Pascom Diocesana

18/08/2019

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja realizou neste domingo (18), em Presidente Prudente (SP), a segunda edição de 2019 do Encontro Vocacional Masculino aberto à comunidade. O evento reuniu oito jovens que buscam o discernimento da vocação.

“Este é o dia que esclarecemos sobre a vocação, tratamos sobre o que é, as necessidades e dificuldades de segui-la, sobre o que é e como funciona o Seminário”, afirma o reitor do seminário, Monsenhor Miguel Valdrighi.

Encontro

O evento teve início com uma dinâmica promovida pelos seminaristas. Logo após, o reitor do seminário deu as boas-vindas e fez um breve discurso. “Gostaríamos que fosse uma ocasião de decisão para cada um de vocês”, afirma Monsenhor Miguel.

Em seguida, houve uma sequência de palestras dos seminaristas com o objetivo de apresentar o por que estão na Instituição, os motivos para entrar para o seminário e a escolha da vocação sacerdotal.

“Estamos aqui para buscar a santidade, para sermos servos. Aqui aprendemos a lidar com as pessoas, a ser pontual e foi onde aprendi a ter discernimento. Não é só servir a Deus, mas temos que estudar também”, afirma o seminarista Lucas Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP).

O seminarista Clóvis Luiz, 20, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Taciba (SP), contou que descobriu a vocação quando estava na faculdade.

“Eu era bem tímido, não conversava. Comecei a faculdade e, em 2017, surgiu a dúvida sobre minha vocação. Decidi me abrir para Deus e pedi para que seja feita a sua vontade e, se for para ser, o Senhor me capacitará. Conversei com minha mãe e ela aceitou”, explica Clóvis.

Discernimento vocacional foi o tema do discurso do seminarista Clóvis
(Seminarista Victor Capelli / Cedida)

Clóvis explicou que foi aos três encontros vocacionais que ocorreram durante o ano e aproveitou para convidar os jovens. “Quem tem que tomar essa decisão hoje são vocês, não são seus pais. Todo dia a gente tem que dar essa decisão aqui dentro. O que mais me inspira nessa vocação é que o sacerdote não é sacerdote para si, mas para os outros”, afirma Clóvis.

Já o seminarista Mário Gomes, 16, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Álvares Machado, falou sobre o processo até chegar na vida sacerdotal.

“Nossa família é nossa primeira comunidade e nossos pais são os primeiros catequistas. Ao longo do processo na vida, vamos percebendo como Deus é bom e nos quer perto. Assim como o Senhor chamou a cada discípulo, Ele nos chama e devemos responder aqui estou”, afirma Mário.

Segundo o seminarista Mário Gomes, é necessário discernir e responder ao chamado de Deus (Seminarista Victor Capelli / Cedida)

Durante o evento também houve um momento de oração com os jovens conduzido pelo seminarista Gustavo Albuquerque, 16, da Paróquia São Pedro de Presidente Epitácio (SP).

“Não tenham medo se os pais estão inseguros, é difícil para eles, mas é você que tem que assumir um compromisso. Jesus está lá em nossa casa ocupando o nosso lugar. Esse desejo de servir a Deus vai permanecer dentro de você”, disse Gustavo.

Na sequência, o seminarista Lucas Costa, 21, do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente (SP), falou um pouco sobre a vocação e motivou os participantes dizendo que Deus nunca coloca algo em nossos corações que não é possível de ser concretizado.  

“A vocação vem do latim e significa chamado. Quem faz é Deus e cabe a nós dizermos sim ou não. Deus tem um propósito da nossa vida. Vocês foram chamados e o segundo passo vocês já deram, que foi vir ao seminário. Estamos aqui para discernir se de fato é a nossa”, afirma Lucas Costa.

“Deus não coloca nada em nossas vidas que não é possível de ser concretizado”, enfatiza o seminarista Lucas Costa (Seminarista Victor Capelli / Cedida)

Para finalizar a sequência de discursos, o seminarista Guilherme Rocha, 20, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Primavera (SP), refletiu sobre o sentido de ser padre.

“Por que ser padre? Porque sem Jesus minha vida não tem sentido, porque faltam sacerdotes, porque Ele me deu tudo e quero ser todo Dele. Sem o seminário, seria impossível existir o sacerdócio. A vocação sacerdotal é a maior obra que o Senhor pode implantar na vida de uma pessoa”, ressalta Guilherme.

“A vocação sacerdotal é a maior obra que o Senhor pode implantar na vida de uma pessoa”, ressalta o seminarista Guilherme (Seminarista Victor Capelli / Cedida)

Durante o último discurso, o reitor do seminário, Monsenhor Miguel Valdrighi, foi perguntado sobre o porquê escolheu ser sacerdote.

“A vocação surgiu quando eu trabalhava com a juventude, tinha 22 anos. Nisso, eu pensei: se é tão bom fazer esse trabalho, por que não fazer a vida inteira? Assim veio a ideia de seguir a vocação sacerdotal. Daí já se passaram 47 anos”, conta Monsenhor Miguel.  

Logo após, houve a Santa Missa, seguida de almoço promovido pela Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente, e animação com os seminaristas. No final, o Monsenhor se reuniu com os vocacionados para falar sobre vocação e a vida dentro da Instituição Religiosa.

Oito vocacionados tiraram dúvidas e ouviram as experiências do Monsenhor Miguel (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Quem participou do evento disse que o encontro contribuiu mais para o discernimento. Diego de Souza Santos, 19, da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Marabá Paulista (SP), veio até o seminário tentar descobrir se a sua vocação é para o sacerdócio ou o matrimônio.

“O encontro me ajudou, achei muito interessante essa convivência, a vivência deles é muito bacana, a rotina foi o que mais me encantou. Vou pensar mais um pouco até decidir”, afirma Diego.  

Para Rodrigo Canducci Costa Dias, 16, da Paróquia São João Batista de Pirapozinho (SP), a ida ao encontro foi graças ao convite de um amigo seminarista e sua vontade espiritual. “O que me motivou a estar aqui é o desejo de me aproximar mais de Deus e me entregar inteiramente a esse serviço”, explica o vocacionado Rodrigo Dias.

Rodrigo Dias é pregador na Pastoral dos Adolescentes e sentiu o chamado para  vocação sacerdotal (Seminarista Victor Capelli / Cedida)

Seminário

O Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja fica localizado ao lado da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente. Atualmente, a instituição religiosa atende 28 seminaristas, divididos em duas turmas: os jovens que cursam o Ensino Médio dentro da instituição e os que são do Propedêutico.

Vinte e oito seminaristas fazem parte do Seminário Menor, em Presidente Prudente (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A instituição religiosa de Presidente Prudente é um seminário menor, que dá início a vocação do sacerdócio. “O objetivo é formar uma pessoa para se integrar na vida da sociedade, formar o ser humano, para que tenham civilidade, disciplina para aproveitar o tempo. Uma vez preparado, vão para o seminário maior onde será proposta a vida sacerdotal”, explica o reitor do seminário, monsenhor Miguel.

Para quem cursa o Ensino Médio no seminário, continua por mais um ano no Propedêutico, que é um período de estudos e reforço após o colegial. Já quem ingressa na instituição após concluir o Ensino Médio, permanece por dois anos no Seminário Propedêutico até seguir para o seminário maior.

Serviço

O Encontro Vocacional Masculino acontece três vezes ao ano: maio, agosto e novembro. A terceira edição acontecerá em novembro deste ano. Além desses eventos, o seminário proporciona em janeiro a “Semana dos Novos”, na qual é possível ter uma experiência de vivência dentro da Instituição.

Para ingressar no seminário menor de Presidente Prudente, o jovem precisa ter no máximo 30 anos ou que iniciará ou esteja cursando o Ensino Médio. Monsenhor Miguel orienta: “converse com o padre para que instrua a respeito da vinda para o seminário, participe dos encontros vocacionais, isso irá ajudar no processo”.

Vocacionados

Alan Alves de Freitas, 15 anos, Paróquia N. S. das Graças (Presidente Prudente)

Diego de Souza Santos, 19 anos, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Marabá Paulista)

Gabriel Medeiros, 14 anos, Paróquia N. S. do Carmo (Presidente Prudente)

Gustavo Henrique B. Barbosa, 13 anos, Paróquia N. S. Aparecida (Tarabai)

Gustavo H. Carvalho da Silva, 12 anos, Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro (Presidente Prudente)

Pedro Vinícius da Silva Souza, 14 anos, Paróquia São José (Euclides da Cunha Paulista)

Rafael Gonçalves Santos, 14 anos, Paróquia N. S. Aparecida (Tarabai)

Rodrigo Canducci Costa Dias, 16 anos, Paróquia São João Batista (Pirapozinho)

Deixe seu comentário!

Onda Viva