Mais de 700 pessoas participaram da celebração na Catedral São Sebastião (João Lucas / Pascom Diocesana)

Encontro de Casais com Cristo celebra 45 anos de atuação na Diocese

Ao todo, 39 mil casais já vivenciaram o ECC em suas três etapas de formação

Evandro Marques e Luana Mariano / Pascom Diocesana

01/09/2019

Nesse sábado (31), o Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebrou, na Catedral São Sebastião, os 45 anos de implantação do serviço-escola. A missa foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelo padre Armando Nochetti de Souza e alguns sacerdotes que fazem parte da direção espiritual: Jorge Aparecido Fortunato Júnior e Alex João de Santana. 

“Os 45 anos representam tudo. Uma gotinha de cada um vai transformando as paróquias. O ECC são casais evangelizando casais”, afirma o coordenador do ECC na Diocese, Paulo César Chaves.

A Santa Missa reuniu cerca de 700 pessoas, entre comunidade e casais de várias regiões da diocese e também de outras regiões. Joberto Castro Guerreiro, 58, participa do ECC desde 1996, em Santo André (SP). Atualmente, junto com a esposa, atua como casal regional com uma equipe de cerca de 50 casais. “O que nos levou a estar aqui hoje foi o convite irrecusável do Dom Benedito no Congresso do ECC, em Brasília, que nos entregou em mãos.”   

Outro casal presente na celebração foi Maria Helena Chouey e Luis Carlos Chouey, que entraram para o ECC na década de 70. 

“Como casal diocesano [1988-1990], conhecemos a quarta geração dos casais que vêm trabalhando no serviço. [O ECC] é o engrandecimento da família no meio da sociedade fazendo com que ela venha para a Igreja para trabalhar pela igreja em benefício da própria sociedade”, destaca Luis Carlos Chouey.

Durante a homilia, Dom Benedito explicou que o terceiro bispo diocesano, Dom Antonio Agostinho Marochi, foi o responsável por implantar o serviço na Diocese. “O ECC é serviço-escola para despertar, formar e enviar casais para que possam assumir trabalhos pastorais, dar testemunho de Cristo ressuscitado ao mundo.” 

Bispo parabenizou o serviço-escola e destacou que Prudente é uma das primeiras dioceses a receber o ECC (João Lucas / Pascom Diocesana)

No final da celebração, agentes da Pascom lançaram o novo site da Diocese para a comunidade.

Serviço-escola

O Encontro de Casais com Cristo surgiu em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo (SP), por meio da ideia do padre Alfonso Pastore. O ECC está entre os serviços da Igreja mais presentes em todas as dioceses brasileiras. 

O objetivo do serviço de evangelização é levar os casais da Igreja a atuarem nas diversas pastorais e os despertar para o sentido da vocação religiosa e matrimonial de seus filhos. 

“O ECC tem o propósito de despertar casais para que vivam seu casamento de uma maneira cristã, a partir de valores humanos e cristãos do casamento, das graças do sacramento do matrimônio e da espiritualidade conjugal, familiar e apostólica”, explica o coordenador do ECC, Paulo César Chaves.

Na Diocese de Presidente Prudente, o ECC foi implantado no dia 1º de setembro de 1974. O trabalho dos casais era conduzido pelo padre Jacob Cirelli e era dividido em núcleos. Depois de cerca de oito anos, foi implantado o Conselho Diocesano do ECC. 

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Evento Nacional 

Em 2012, Presidente Prudente (SP) foi sede do 20º Congresso Nacional do ECC. “Foi a grande apoteose em que a cidade teve como Diocese”, destaca o bispo diocesano, Dom Benedito, que no período era assistente eclesiástico do Conselho Nacional do ECC.  

20º Congresso do ECC bateu recordes de bispos e religiosos, no ano de 2012
(Equipe de Comunicação / cedida)

Em números, a edição de 2012 bateu recordes de participação de bispos, religiosos e congressistas. Ao todo, foram três arcebispos, 20 bispos, 213 padres, 40 religiosos e 310 casais, que vieram de 255 dioceses do Brasil. Na equipe de trabalho, 1085 casais se doaram para a realização do evento.

O álbum completo com as fotos da missa dos 45 anos do ECC você confere no Facebook da Diocese.

Deixe seu comentário!

Onda Viva