ECC celebra 50 anos de instalação no país e 60 anos de criação da Diocese

Evandro Marques / Pascom Diocesana

11/02/2020

No domingo (09/02), o Encontro de Casais com Cristo da Diocese celebrou na Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), os 50 anos que o serviço-escola completa no Brasil. Na ocasião, também celebraram os 60 anos de criação da Diocese de Presidente Prudente.

(Pascom São João Batista / Reprodução)

A missa foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Dirceu Montovani (diretor espiritual do ECC na diocese), Alex João de Santana (diretor espiritual da 2ª Etapa do setor 1) e monsenhor Jésus Pereira dos Anjos. O casal coordenador do ECC, Paulo César Chaves e Ângela de Lourdes Pires Chaves, também esteve presente.

(Pascom São João Batista / Reprodução)

No mesmo dia, foi realizada uma formação para as equipes dirigentes de 1ª e 2ª etapas dos setores 1, 2 e 3.

O álbum completo de fotos você confere clicando aqui. Para assistir a celebração que foi transmitida ao vivo no Facebook da Paróquia São João Batista, clique aqui.

História do ECC

(Pascom São João Batista / Reprodução)

O Encontro de Casais com Cristo, ECC, é um serviço-escola da Igreja Católica criado em 1970 pelo padre Alfonso Pastore na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (SP). Em 2020, está comemorando seus 50 anos de atividade.

Atualmente, o ECC está presente em mais de 800 paróquias espalhadas por todas as regiões do Brasil e até em algumas dioceses no exterior, como por exemplo no Canadá.

Desde que se originou mais de três milhões de casais já passaram pelo encontro, seja participando ou trabalhando, pois este serviço tem por característica principal ser uma ação de casais feita para casais, conforme sonhava seu fundador.

É chamado de escola, pois abre aos casais participantes, e também os que colaboram, um aprofundamento na fé e um aprendizado para a missão. É conhecido por ser uma eficiente porta de entrada de famílias para o retorno à Igreja, no caso de famílias católicas afastadas da comunidade, e por se configurar numa fonte fértil de mão-de-obra para o trabalho pastoral.

História da Diocese

Neste ano de 2020, a Diocese de Presidente Prudente completa 60 anos de criação, após ser desmembrada da Diocese de Assis. A história completa você confere clicando aqui.

*Com informações retiradas do site Igreja da Pompeia.