Dom Benedito celebra a Solenidade de Corpus Christi na Catedral São Sebastião

11/06/2020

Neste dia 11 de junho (quinta-feira), a Igreja Católica celebra a Solenidade de Corpus Chrithi. Desde logo cedo, as paróquias da diocese celebram a festa com missas e procissões com o Santíssimo Sacramento pelas cidades.

Em Presidente Prudente (SP), maior cidade do Oeste Paulista, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu duas missas na Catedral São Sebastião, que ocorreram às 8h e às 10h.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Diferentemente das celebrações nos outros anos, neste não houve o tradicional tapete montado em comunhão com as paróquias de Presidente Prudente (SP), que ligava a Catedral ao Santuário Nossa Senhora Aparecida.

(Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

Devido a pandemia do novo coronavírus e para evitar aglomerações no centro da cidade, cada padre foi orientado a celebrar em sua comunidade local.

Na homilia, o bispo destacou a importância da Eucaristia, sendo ela um grande tesouro que Cristo deixou para todos.

“Aquele que alimenta da eucaristia, a exemplo da Virgem Maria, deve também exultar e engrandecer o Senhor. É exatamente por isso, que nesta quinta-feira, celebramos a Solenidade do Corpo e Sangue de Jesus”, destaca o bispo durante a homilia.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Dom Benedito fez os fiéis refletirem sobre o acúmulo de coisas superficiais. “Quantas vezes o nosso coração está vazio? No dia a dia, a pessoa faz todo o esforço para ter bens terrestre e não enche os corações de bens celestes. O que é a pessoa humana sem a graça de Deus? Nada somos, nada podemos! Todos nós somos dependentes de Cristo.”

Sobre a solenidade, o bispo destacou que: “quando o Papa Urbano IV instituiu este dia do Sagrado Corpo e Sangue de Cristo, é para que todos nós tenhamos consciência desse grande tesouro que Jesus nos confiou. Aprendamos a deixar que esse tesouro torne nossas vidas um grande hino de louvor ao Pai”.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

No final da celebração, o bispo fez uma pequena procissão dentro do templo e expôs o Santíssimo Sacramento para adoração.

Fase vermelha

Durante a homilia, Dom Benedito comentou sobre o retrocesso das fases da quarentena no Oeste Paulista e pediu para que todos respeitem as medidas de prevenção. Segundo ele, o prefeito entrou em contato e diz que pretende continuar com as igrejas abertas, porém com uma diminuição maior no número de fiéis no templo, que atualmente está em 40%.

Até o próximo domingo (14/06), as igrejas continuarão respeitando o último Decreto Diocesano. A partir de segunda-feira (15), um novo documento será emitido, de acordo com o que as autoridades do município orientarem. O decreto será divulgado no site da diocese e nas redes sociais.

Serviço

As missas de Corpus Christi na Catedral São Sebastião continuam durante o dia. Os fiéis podem participar das celebrações que ocorrem às 17h e às 19h.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

O Santíssimo Sacramento foi exposto pelo bispo diocesano no final da missa das 10h e segue até às 16h para adoração na igreja.

Lembrando que todos que quiserem participar devem seguir as medidas de prevenção no combate ao coronavírus, presentes no último Decreto Diocesano divulgado sobre a pandemia.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Entre as orientações estão o uso obrigatório de máscara, o distanciamento de dois metros entre os fiéis, o uso de álcool em gel disponibilizado na entrada da igreja.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Você pode rever a missa que foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Catedral. Clique aqui.

Para ver o álbum de fotos completo da celebração das 10h na Catedral. Clique aqui.

Veja também os horários de celebrações em outras paróquias da diocese. Clique aqui.