Diocese ganha um novo sacerdote: padre Anderson Sousa Lima

Evandro Marques / Pascom Diocesana

06/05/2022

Na noite desse dia 5 de maio (quinta-feira), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de ordenação de um novo sacerdote para a Diocese de Presidente Prudente: padre Anderson Sousa Lima, de 26 anos.

“Agradecidos a Deus que mais um filho de nossa diocese abraça o ministério sacerdotal, suplicamos copiosas bênçãos e graças para que ele tenha um caminho fecundo. Nossa Igreja se alegra por este momento”, afirma Dom Benedito durante o início da celebração.

O rito foi realizado na Paróquia de origem de Anderson, Nossa Senhora Aparecida, em Emilianópolis (SP). Fiéis das comunidades diocesanas, familiares, religiosos, seminaristas, amigos, além de padres e diáconos da diocese e de outras regiões do estado, participaram do momento.

Celebração ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (Transmissão Facebook / Reprodução)

Na homilia, o bispo destacou a importância do sacerdócio e orientou Anderson. “Este nosso irmão, após longa caminhada vocacional, longa preparação, rezando, foi escolhido e, nesta noite, será constituído sacerdote para servir a Cristo, que pelo seu ministério, faz crescer o corpo, que é a Igreja. Você deve viver seu sacerdócio sempre unido a pessoa do Cristo, em comunhão!”

Logo após, deixou uma série de conselhos e recomendações para ajudar no ministério do futuro sacerdote. “Transmita a Palavra de Deus sempre com fidelidade, mansidão, amor. Lembre-se que foi escolhido dentre os seres humanos e colocado a serviço de Deus. Procure sempre servir com amor e carinho e procure dedicar atenção a todos, em especial, os pobres e necessitados.”

Por fim, Dom Benedito finalizou: “Que Deus conceda a você um coração de pastor. Como bispo quero sempre contar com você, filho querido, que caminha conosco, para que unidos possamos trabalhar. Sem dúvidas, é momento de muita graça entre nós!”

Na homilia, o bispo deu uma série de conselhos (Transmissão Facebook / Reprodução)

Rito da Ordenação Presbiteral

Durante o rito de ordenação, o candidato ao presbiterado realiza o propósito dos eleitos, se prostra para o canto da ladainha, recebe a imposição das mãos, pelo bispo diocesano, além da prece de ordenação.

Momento que o candidato diz “sim” a obediência ao bispo (Transmissão Facebook / Reprodução)

O momento seguiu com a unção das mãos, na qual foram revestidos com os paramentos sacerdotais e tiveram as mãos ungidas com o Santo Óleo do Crisma. Logo após, suas mãos foram atadas com uma fita.

De acordo com a tradição, a mãe do eleito deve desatar o pano e guardá-lo em um lugar seguro, pois na hora de sua morte, o mesmo deve ser colocado em suas mãos no caixão para recordar que um dos seus filhos é sacerdote.

De acordo com a tradição, após a mãe desatar a fita, ela deve guardá-la em um local seguro (Transmissão Facebook / Reprodução)

O rito prossegue com a entrega do pão e do vinho e o início da Liturgia Eucarística.

Anderson durante rito da entrega do pão e do vinho  (Transmissão Facebook / Reprodução)

A celebração segue com a Liturgia Eucarística e a comunhão. A missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da diocese e das paróquias e contou com mais de seis e setecentas mil visualizações até o momento desta publicação. Clique aqui e reveja a celebração.

O álbum de fotos oficial da celebração estará disponível em breve na página da Diocese no Facebook.

O jovem padre afirma estar muito feliz por mais este passo (Transmissão Facebook / Reprodução)
  • Paróquia de origem: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Emilianópolis (SP);
  • Nascimento: 9 de abril de 1996;
  • Ordenação Diaconal: 8 de dezembro de 2021;
  • Ordenação Presbiteral: 5 de maio de 2022.

“Nesta noite, me faço expressão de gratidão. Sou feliz por Deus apostar em mim ao longo destes anos formativos. Sou feliz em permanecer em Deus e ver suas promessas serem cumpridas. Eu comprometo-me a ser um bom pastor e guardar as ovelhas a mim confiadas. Afirmo com todo meu coração: sou feliz. Uma felicidade que me inclina a servir. Foi na Igreja que aprendi tudo que sei e é nela que quero consumir toda minha vida”, destaca Anderson em suas primeiras palavras como padre.

O sacerdote atuará como administrador paroquial na Paróquia Santa Terezinha de Marabá Paulista (SP). A Missa de Posse está marcada para o dia 11 de maio (quarta-feira), às 19h30.

A primeira missa como padre está marcada para esta sexta-feira, 6 de maio, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (SP).

Ao todo, a diocese conta com 34 seminaristas: 16 no Seminário Menor de Presidente Prudente (SP) e 18 no Seminário Maior de Marília (SP). Neste ano, três seminaristas concluem a etapa de formação e devem, em breve, enviar o pedido para serem candidatos a ordenação.