Diocese ganha novo diácono: Anderson Sousa Lima da cidade de Emilianópolis

Evandro Marques / Pascom Diocesana

08/12/2021

Filho da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (SP), Anderson Sousa Lima, de 25 anos, recebeu de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, o sacramento da Ordem no grau do diaconato. A celebração solene ocorreu na noite deste dia 8 de dezembro, na paróquia de origem, durante a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

O lema escolhido por Anderson foi: “Eis a graça que o Senhor me fez, quando lançou os olhos sobre mim” (Lc 1, 25). Vinte e cinco padres diocesanos e de outras regiões concelebraram com o bispo. Estiveram presentes também seminaristas, religiosos, comunidade local, além de amigos e familiares do neo-diácono.

Padres da diocese e outras regiões participaram da celebração (Transmissão Facebook / Reprodução)

“Celebrando a Imaculada Conceição de Maria, encerrando o ano de São José, os 44 anos de Ordenação Presbiteral do monsenhor Expedito Cavalcante, os 31 anos de minha Ordenação Presbiteral, os 20 anos de criação da paróquia local, quis a providência de Cristo que esta celebração ocorresse nesta data. Vejo a mão divina, o amor de Deus conosco”, destaca o bispo ao iniciar a homilia.

Dom Benedito ressaltou a importância do servir (Transmissão Facebook / Reprodução)

Dom Benedito aproveitou o momento para orientar: “Querido filho Anderson, se esforce para que unido a Cristo, possa manifestar sempre a vida divina, o rosto de Deus, em sua condição de diácono, de ministro de Jesus Cristo. Cumpra com generosidade, com o coração, acima de tudo na caridade, servindo sempre com alegria a Deus e aos seus filhos, principalmente os mais vulneráveis. Ame todos, mas dedique um carinho especial aos vulneráveis”.

Diaconato

Dom Benedito destacou que o diácono é ordenado para servir. “Com satisfação e alegria, suplicamos a Deus que conceda bençãos e graças e que, a exemplo da Virgem Maria, seja sempre fiel à sua vocação. Uma vez fortalecido pelo Espírito Santo, recebido o diaconato, deverá ajudar o bispo e o presbitério na missão de evangelizar. Diaconato é serviço, entrega, partilha, exercício da caridade.”

Também é exercício do diácono colocar-se a serviço da Palavra de Deus, do altar e da caridade, bem como proclamar o Evangelho, preparar o sacrifício do Cordeiro e repartir entre os fiéis o Corpo e o Sangue do Senhor. Além disso, ele deve instruir e exortar a todos, ajudar o bispo a presidir às orações, administrar o sacramento do Batismo, abençoar o Matrimônio, levar o Corpo do Senhor aos enfermos e oficiar as Exéquias.

Celebração

Logo após a homilia, o rito prosseguiu com o eleito sendo chamado, momento este que lembra que a vocação é chamado de Deus para servir na sua Igreja. Depois, ele foi interrogado manifestando sua intenção, fidelidade à mãe Igreja, desejo de servir o povo e estreita comunhão com o bispo e seu presbitério.

A ordenação segue com o eleitor se prostrando pedindo a ajuda da Igreja peregrina e da Igreja celeste para a fidelidade na missão.

Anderson foi ordenado no dia do aniversário de batismo (Transmissão Facebook / Reprodução)

Depois, o bispo diocesano impôs as mãos a fim de que pelo Espírito Santo, manifeste o dom do serviço diaconal consagrando-se inteiramente a Deus.

Rito de ordenação inclui imposição das mãos do bispo diocesano (Transmissão Facebook / Reprodução)

O rito seguiu com Anderson sendo revestido com as vestes diaconais: a estola transversal como símbolo do poder de Jesus Cristo e sobre ela a dalmática, veste símbolo do serviço. Ele recebeu ainda o livro dos Evangelhos porque será ministro do anúncio da Palavra de Deus. Ordenado diácono, o bispo o acolheu na paz.

Agora Anderson caminha rumo a Ordenação Sacerdotal (Transmissão Facebook / Reprodução)

A celebração continua com a liturgia Eucarística e a comunhão. “Esta celebração representa a bondade e a misericórdia de um Deus que apostou em mim ao longo desses anos formativos. Por permanecer em Deus e ver, em mim, suas promessas se cumprirem”, destaca Anderson.

Mais de três mil pessoas assistiram a transmissão da Santa Missa on-line (Transmissão Ordenação / Reprodução)

Ao fim da Missa, os pais do neo-diácono, emocionados, o presentearam com um terço e uma Imagem da Imaculada Conceição.

Pais de Anderson ficaram emocionados durante a entrega (Transmissão Facebook / Reprodução)

Dom Benedito e monsenhor Expedito também receberam um mimo da comunidade pelo aniversário de ordenação Presbiteral.

Monsenhor Expedido e Dom Benedito receberam mimos devido ao aniversário de Ordenação Presbiteral (Transmissão Facebook / Reprodução)

Neste dia, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (SP) celebrou o Jubileu de Porcelana  cuja o lema é: “20 anos sendo povo da Aliança com a Mãe Aparecida”.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida completou 20 anos de criação (Pascom Diocesana / Arquivo)

Ao final da celebração, o padre Rafael Andreatta convidou a todos para a Santa Missa comemorando os 80 anos de criação da Paróquia Santa Luzia do Distrito de Araxans, em Presidente Bernardes (SP). O aniversário da comunidade, que seria em março, foi transferido para o dia 13 de dezembro, Dia da Padroeira. Dom Benedito presidirá a celebração às 19h30.

A Santa Missa de ordenação teve duração de 2h30 e seguiu as medidas sanitárias como o uso obrigatório de máscara. Houve transmissão ao vivo pelo Facebook da Diocese de Presidente Prudente. Para rever, clique aqui

Celebração foi realizada na paróquia de origem de Anderson (Transmissão Facebook / Reprodução)

Em breve, vocês poderão ver as fotos oficiais da Missa de Ordenação Diaconal do Anderson.