Diocese de Presidente Prudente firma parceria inédita com Irmãs Carmelitas

Evandro Marques / Pascom Diocesana

25/01/2021

Um fato histórico marcou o último dia 24 de janeiro na região. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, firmou oficialmente uma parceria com o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Pela primeira vez, uma diocese brasileira receberá uma “Casa de Contemplação e Ano Sabático”. Também será o primeiro convento do instituto instalado na Diocese de Presidente Prudente.

Na ocasião, o bispo diocesano esteve na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio (SP), para a Santa Missa de Acolhida das Irmãs Carmelitas e a assinatura do contrato para estabelecerem a comunidade religiosa na cidade.

Dom Benedito, bispo diocesano, de frente com a Irmã Raquel, superiora geral do instituto (Pascom Paroquial / Cedida)

“Muitos ainda não conhecem a riqueza, a grandeza dessa comunidade que está nos visitando. Agradeço pela confiança em nossa diocese”, destaca o bispo diocesano durante a Santa Missa.

Santa Missa

A Celebração Eucarística contou com a participação dos fiéis, padres diocesanos, diácono, freis e das Irmãs do instituto. Durante a missa, a Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, superiora geral, apresentou um vídeo falando sobre a história do instituto, bem como o carisma e a rotina das Irmãs.

Vídeo mostra a história e a rotina das Irmãs Carmelitas (Instituto Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo / Cedido)

Em seguida, o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do convento, Luciano Narezi de Brito, apresentou a planta e fotos da fachada da futura construção.

Fachada do futuro convento em Presidente Epitácio (Luciano Narezi de Brito / Cedida)

O local onde o convento será construído receberá o nome de “Estância Padre Attilio Taricco”, em homenagem ao finado padre Attilio, que era sacerdote na Paróquia Sagrada Família e tinha o sonho de construir um convento.

Padres, bispo e Irmã Raquel durante descerramento da placa com nome da estância (Pascom Paroquial / Cedida)

Por fim, foi assinado o Termo de Intenção e Compromisso firmando oficialmente a parceria entre a Diocese de Presidente Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

Contrato passa a valer a partir de 1º de maio (Pascom Paroquial / Cedida)

Contrato

O contrato tem início no dia 1º de maio, dia em que a Paróquia Sagrada Família completa 12 anos de criação, e tem como objetivo estabelecer uma Comunidade Religiosa de Vida Contemplativa e Casa de Contemplação das Irmãs Carmelitas.

No dia 16 julho de 2021 tem início as atividades na cidade. No primeiro momento, quatros Irmãs vindas da Itália e uma do Brasil, ficarão em uma casa provisória, que será definida, até que o convento seja construído.

“Em breve estaremos compondo a equipe para a construção dessa grandiosa casa oficial das Irmãs. Com certeza estaremos envolvendo toda a diocese e do bispo para esta obra”, afirma Dom Benedito durante a Santa Missa.

Ao longo do tempo, as Irmãs visitarão as paróquias para contribuir na evangelização e poderão oferecer aos leigos da diocese: ajuda espiritual, acolhida caridosa, conselhos e orações; Lectio Divina partilhada; Adoração Eucarística guiada; animação litúrgica, Liturgia das Horas; as devoções de espiritualidade pneumática, mariana e carmelitana, através de novenas, meditação do Santo Rosário, Ladainhas; e a evangelização através dos meios de comunicação.

Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo tem sede na Diocese de Santo Amaro (Pascom Paroquial / Cedida)

Nessa última semana, antes da Santa Missa, cerca de 95 Irmãs viveram uma Semana de Convivência na cidade, com momentos de reflexão, oração e descontração.

Veja o álbum de fotos da celebração de acolhida das Irmãs clicando aqui. Para rever a celebração que foi transmitida ao vivo no Facebook da Paróquia Sagrada Família, clique aqui.

Relembrando

Em 2020, um fiel leigo doou o terreno para o instituto, que já procurava há anos um local para a instalação da primeira “Casa de Contemplação e Ano Sabático” no país. Até então, as Irmãs Carmelitas possuem duas casas na Itália.

Assim, durante alguns meses de conversa entre a diocese e o instituto e após aprovação do Conselho de Presbítero, as Irmãs confirmaram a instalação da comunidade em Presidente Epitácio (SP).