Dia de Finados: Paróquia promove plantio de ipê como homenagem aos falecidos

03/11/2021

Na tarde do dia 2 de novembro, Dia dos Fiéis Defuntos, após a celebração na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP), o atual pároco, padre Marcos Paulo Cestare de Souza, em ato simbólico, realizou o plantio de uma muda de Ipê na Praça da Matriz em memória as vítimas da pandemia.

“É um convite aos familiares dos falecidos, durante a pandemia do Covid-19, a realizarem este ato em nome de todos os que não puderam ter uma despedida digna, e desta maneira também contribuir com o a criação de um bosque”, destaca o sacerdote.

Local escolhido foi ao lado da Igreja Matriz (Padre Marcos / Cedida)

O momento se encerrou com os fiéis indo para um local preparado pela Secretaria do Meio Ambiente de Teodoro Sampaio (SP), onde receberam mudas de árvores nativas do bioma da Mata Atlântica. Cada árvore plantada receberá o nome de um falecido e, no futuro, o local receberá o nome de “Bosque da Saúde”.

O objetivo do evento também é dar uma resposta concreta à Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, de maio de 2015, e também a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Querida Amazônia”.

Estiveram envolvidos o paroquiano organizador, Emerson Carvalho, a Secretaria do Meio Ambiente e a prefeita do município, Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez. A ata deste momento simbólico será transcrita no livro Tombo da paróquia.