Colégio Cristo Rei completa 83 anos de fundação pelas Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing

22/02/2020

No dia 22 de fevereiro de 1937, chegavam em Presidente Prudente (SP) as três primeiras Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing para fundarem o que hoje chamamos de Colégio Cristo Rei. Atualmente a instituição conta nove irmãs, sendo que seis atuam diretamente na obra.

Elas administram a instituição e atuam como superiora da comunidade, diretora mantenedora do colégio, Ensino Religioso, orações e catequese, jardinagem e ajuda no projeto social, bem como de celereira que trabalha com o financeiro.

Na foto, sete Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing que atuam no colégio (Irmã Dijanira / Cedida)

História

O colégio foi resultado do esforço inicial de autoridades civis, políticas e eclesiásticas da época, preocupadas com a educação, cultura e formação religiosa da cidade.

Até então, só havia um grupo escolar e um ginásio particular, o Ginásio São Paulo. Nesta época, o estado não garantia a educação da mulher, além do Curso Primário. Assim, era urgente que um colégio garantisse a continuidade dos estudos, especialmente das meninas, não só da cidade, mas também da região e estados vizinhos, pois a carência de escolas era geral.

Aos 05 de abril do mesmo ano, após o cumprimento das exigências legais, as portas do Instituto Cristo Rei puderam se abrir, num prédio cedido pela Prefeitura Municipal. Setenta e oito alunos deram início à longa lista de nomes registrados nos livros de matrícula.

No mesmo ano de 1937, esse número quase triplicou. Apenas 9 alunas internas puderam ser aceitas, por falta de espaço. Desta forma, o Colégio, que já era pequeno demais desde o início, precisou ampliar seu espaço físico com a construção de um dormitório para as internas.

Em 1945, as Irmãs se mudaram para prédio próprio, que passou por várias modificações no decorrer dos anos.

Nova instalação

Em 1958, foi inaugurado um novo prédio escolar e em 1970 concluída a nova igreja e a ala de residência das Irmãs.

Em 1995 foi inaugurada a piscina para aulas de educação física, natação e lazer. Em todos esses anos o Colégio Cristo Rei procurou acompanhar a evolução e o progresso do ensino através do tempo. Nunca ficou para trás, pelo contrário; sempre procurou ser pioneiro e se antecipar às inovações e melhorias do ensino, contando, hoje, com o melhor laboratório escolar de informática da cidade e região.

Brasão do Colégio Cristo Rei (Site Cristo Rei PP / Reprodução)

Objetivo

Segundo o site da instituição, o Colégio Cristo Rei prima por um estudo exigente e forte. Procura fazer com que cada aluno, cada pessoa que por aqui passe, dê o melhor de si e o máximo de rendimento, como forma de realização pessoal e contribuição à humanidade. Há um esforço contínuo no sentido de desenvolver integralmente o aluno, através da Filosofia do colégio que visa fortalecer: o espírito de cultura, de família, e o religioso, num ambiente de oração e trabalho (Ora et Labora) de São Bento.

Atualmente, o Colégio Cristo Rei mantém os cursos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e a Casa da Criança.

Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing durante aniversário de 104 anos de uma irmã (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Igreja Cristo Rei

Atualmente, ao lado do colégio funciona a Igreja Cristo Rei, que conta com missa todos os dias celebradas por padres ou pelo bispo diocesano.

Segunda a sexta, missas às 6h20.

Sábado, missa às 7h.

Domingo, missa às 11h.

Feriado, missa às 7h.

Santa Missa ocorre todos os dias na Igreja ao lado da instituição (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)