Capela do ECC peregrina por paróquias da Diocese em preparação para Congresso

17/02/2021

Em julho deste ano, na cidade de Maringá (PR), o Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá o 18° Congresso do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em comemoração do Jubileu de Ouro (50 anos à serviço da família). Em virtude disso, desde o ano passado, uma capela com a Imagem de Nossa Senhora da Glória e uma representação da Catedral de Maringá, está peregrinando pelas regiões em preparação para o evento.

Na diocese, a capelinha está percorrendo as paróquias que possuem o serviço ECC implantado. Ao todo, 38 igrejas do Oeste Paulista deverão acolher a capela.

Já é tradição do ECC celebrar, de 4 em 4 anos, se intercalando, os congressos regionais e nacional. Neste ano, o evento engloba os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e tem como tema: “ECC: 50 anos de júbilo e missão a serviço da família” e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disse” (Jo 2,5).

O 18° Congresso da Região Sul do ECC ocorrerá dos dias 16 a 18 de julho de 2021, em Maringá (PR).

“Nos Congressos Regionais acontecem as Assembleias Regionais, onde recebemos sugestões e proposições dos Conselhos Regionais para alterações que serão votadas e encaminhadas para o Conselho Nacional, para aprovação na Assembleia Nacional; Estudamos e analisamos a realidade do ECC em nível Regional e Diocesano, para aprimoramento de sua ação evangelizadora, missionária e pastoral; e demais atividades relacionadas ao ECC”, explica a atual coordenadora, Ângela de Lourdes Pires Chaves, juntamente com Paulo César Chaves.

Peregrinação

Quando iniciou a peregrinação na diocese, em virtude da pandemia, a capelinha passou pelas residências dos casais do Conselho Diocesano, da segunda e terceira etapa, e depois seguiu para as paróquias.

Capela do Congresso durante visita às casas dos casais do Conselho Diocesano (ECC / Cedida)
No início da peregrinação, casais do Conselho Diocesano foram os primeiros a receberem a capela (ECC / Cedida)

Atualmente, a capelinha está percorrendo o Setor 1, que envolve 17 paróquias de Presidente Prudente (SP) e Álvares Machado (SP). No último domingo (14/02), ela chegou na Paróquia São José. Veja abaixo as comunidades já visitadas do Setor 1:

Catedral de São Sebastião;

Paróquia Santa Rita de Cássia;

Paróquia São Pedro;

Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Álvares Machado) (ECC / Cedida)
Paróquia São Judas Tadeu (ECC / Cedida)
Paróquia Nossa Senhora das Graça (Distrito do Montalvão) (ECC / Cedida)
Paróquia Nossa Senhora do Carmo (ECC / Cedida)
Paróquia São Francisco de Assis (ECC / Cedida)
Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida
Paróquia Menino Jesus de Praga (ECC / Cedida)
Paróquia São José (ECC / Cedida)

Próximas paróquias

Paróquia São Miguel Arcanjo;

Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja;

Paróquia Bom Jesus de Pirapora;

Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos;

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro;

Paróquia Santo Antônio de Pádua.

Missa de envio

No dia 14 de março, o ECC do Regional Sul da CNBB celebrou a missa de envio das equipes de trabalho do Congresso Regional. A celebração foi realizada na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Maringá (PR).

Entrega das capelinhas para os representantes das regiões pastorais (Pascom Arquidiocesana / Reprodução)

Na missa foi feita a entrega da capelinha para peregrinação nas paróquias das dioceses dos Regionais Sul da CNBB: São Paulo (Regional Sul 1), Paraná (Regional Sul 2), Santa Catarina (Regional Sul 4) e Rio Grande do Sul (Regional Sul 3).