Ao todo, 11 seminaristas deram mais um passo em direção ao sacerdócio (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Bispo preside missa de admissão aos Ministérios e às Ordens Sacras em Presidente Prudente

Evandro Marques / Pastoral da Comunicação

29/08/2020

Na manhã deste sábado (29/08), durante uma missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, 11 seminaristas da Teologia passaram para uma fase mais próxima da ordenação sacerdotal.

A celebração, realizada na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP), marcou a Admissão dos candidatos às Ordens Sacras e aos Ministérios de Acolitato e Leitorato.

Santa Missa ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Concelebraram com o bispo os padres: José Altino Brambilla, Rodrigo Ajovedi, Rodrigo Gomes de Moreno, Jurandir Severino de Lima, Edcarlos Amorim Moreira, Anderson Félix da Silva, Gerisvaldo Silva Viana, Luciano Rodrigues de Oliveira, Frei Zeca, Sanderson Vergara, Éverton Aparecido da Silva, Tiago da Silva Carvalho, Rafael Contini Quirino, Rafael Andreatta e João Paulo dos Santos Silva.

A celebração contou com transmissão ao vivo pela página da paróquia no Facebook. Clique aqui e veja na íntegra.

Ministério do Leitorato

Seminaristas instituídos ao Ministério do Leitorato (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O primeiro rito celebrado nesta manhã foi o Ministério do Leitorato. Cinco seminaristas do 2º ano de Teologia receberam o ministério: Aldair Santos Junior, Reginaldo Silva Junior, Paulo Araújo, Pedro Parron e Dolglas Souza.

Na sequência, o seminarista Pedro Henrique Rodrigues Parron fez a primeira leitura da Palavra.

“Receber o ministério de leitor é vivenciar a graça de Deus vindo ao meu encontro mais uma vez, render graças por aquilo que já foi e dar graças por mais um passo na caminhada formativa rumo ao ministério ordenado”, destaca o seminarista Pedro Parron.

Pedro Parron fazendo a primeira leitura na missa após receber o Ministério do Leitorato (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Homilia

Na homilia, o bispo diocesano refletiu sobre a importância de evangelizar, testemunhar e cativar coração para Cristo. “Somente a pessoa que acolhe a Palavra é capaz de viver coerentemente a vocação. Faça da sua vida um sacrifício de louvor a Deus. Para isso, temos que morrer para o mundo e viver para a Deus, despertar o divino em todo o agir pastoral. ”

“Temos que morrer para o mundo e viver para a Deus”, destaca o bispo na homilia (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Dom Benedito também destacou a importância de Dom Agostinho Marochi na formação dos seminaristas e lembrou que, na Província de Botucatu, a Diocese de Presidente Prudente é a que tem o maior número de jovens no caminho sacerdotal.

Ministério do Acolitato

Novo acólito instituído na celebração deste sábado (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

No momento posterior, Anderson Sousa Lima, 3° ano de Teologia, foi instituído no Ministério do Acolitato. “Tudo começa pelo amor. Se cheguei até esse momento, não foi por merecimento, mas por obra, compaixão, misericórdia e graça de Deus. Nada acontece por acaso, tudo é providência. Deus nos conduz e, confiando nessa providência divina, nós caminhamos tranquilos e serenos, sabendo que Ele quer o melhor para nós. ”

Anderson Lima durante rito de instituição do Ministério do Acolitato (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Admissão às Ordens Sacras

Candidatos admitidos às Ordens Sacras nesta manhã (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Por fim, foram admitidos às Ordens Sacras cinco seminaristas do 1º ano de Teologia, candidatos a continuar no caminho sacerdotal: Danrley Alves, Henrique Mariano, Jefferson Almeida, Josino Nunez e Renan Moreira.

Para o seminarista Renan Moreira Garcia, a Admissão às Ordens Sacras representa um passo importante no caminho vocacional. “É o momento de tornar pública a intenção de nos assemelharmos a Cristo Bom Pastor, assumindo de maneira única e pessoal aquilo que a Igreja propõe aos que se sentem chamados ao sacerdócio. ”

Renan Garcia é um dos cinco candidatos admitidos às Ordens Sacras neste sábado (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

No final, Dom Benedito Gonçalves anunciou que os três seminaristas maiores, Rodrigo Fernandes do Nascimento, Rafael Sotocorno e Rafael Moreira Campos foram aprovados pelo conselho para receberem o Sacramento da Ordem. A data da Ordenação Diaconal está marcada para o dia 11 de dezembro, às 19h30, na Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP).

Em dezembro, Diocese de Presidente Prudente contará com três novos diáconos (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Para aqueles que sentem o chamado de Deus à vocação sacerdotal, os seminaristas deixaram algumas orientações:

“Repito algo que me disseram em 2014, quando eu ainda sonhava em iniciar o processo formativo: ‘vocação não se planeja. Dê o primeiro passo! Deixe que o Espírito Santo te guie nessa longa, mas necessária, jornada! ’”, afirma Renan Moreira.

“O importante é sempre confiar no Senhor, pois Ele cuida da vida daqueles que Ele chama. Iremos encontrar dificuldades? Isso faz parte da caminhada, seja na vida ministerial ou até mesmo em alguma profissão. Mas acredito também que, embora tenha passado por situações difíceis, isso nunca me desanimou. Ao contrário, as dificuldades sempre me humanizaram para nunca perder de vista o meu único paradigma, Jesus Cristo”, diz Anderson Lima.

“A caminhada é difícil e árdua e somente aquele que perseverar e manter os olhos fixos em Jesus poderá completar a longa jornada da formação. Afinal, a proposta de Cristo é diferente, é uma vida de cruz, renúncias e desprendimento”, destaca Pedro Parron.

Veja o álbum completo de fotos clicando aqui.