Bispo emérito da diocese completa 89 anos de aniversário natalício

13/11/2020

Neste dia 13 de novembro, a diocese tem a graça de celebrar o aniversário natalício de Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito, que atualmente está residindo em São Paulo (SP).

História

Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, Dom José Maria nasceu em Santuareviscaya no país Basco, em 13 de novembro 1931. Fez seus estudos básicos no Seminário Menor de Castilho Elejabeitia e de Vitória, ambos na Espanha.

Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitória, completando os estudos de Teologia no Seminário de Dério na Espanha. Em seguida, foi para o Seminário da nova Diocese de Bilbao, também na Espanha. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial. Dom José Maria foi ordenado Presbítero em 6 de julho de 1958. No mesmo ano até 1967 foi Prefeito de Disciplina e Professor no Seminário de Derio na Espanha.

Em 1967 veio, como missionário, para o Brasil. Após três anos como Bispo Auxiliar de São Miguel Paulista (SP), foi nomeado pelo papa João Paulo II, Bispo Diocesano de Presidente Prudente no dia 20 de fevereiro de 2002. Tomou posse na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente em 7 de abril de 2002, se tornando o 4° bispo da diocese. Seu mandato foi até o ano de 2008.

*Com informações do livro Polianteia Diocesana