Bispo diocesano preside Missa de Admissão aos Ministérios e às Ordens Sacras em Prudente

Evandro Marques / Pascom Diocesana

29/08/2021

Na manhã desse sábado (28/08), Dia de Santo Agostinho, 10 seminaristas da Teologia deram mais um passo no caminho sacerdotal. Às 10h, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de Admissão entre os Candidatos às Ordens Sacras e a Instituição dos Ministérios de Leitorato e Acolitato.

A Celebração Eucarística ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Igreja do Seminário Diocesano), em Presidente Prudente (SP). A missa contou com transmissão ao vivo pela página da Diocese de Presidente Prudente no Facebook. Clique aqui e veja na íntegra.

Concelebraram com o bispo os padres: Álvaro Ribeiro Cruz, Paulo César da Costa, Rafael Sotocorno, José Altino Brambilla, Rodrigo Gomes de Moreno, Anderson Félix da Silva, Gerisvaldo Silva Viana, Luciano Rodrigues de Oliveira, Sanderson Vergara, Éverton Aparecido da Silva, Tiago da Silva Carvalho, Rafael Andreatta.

Santa Missa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Leandro Campos / Pascom Diocesana)

A celebração ocorreu há poucos dias do encerramento do Mês Vocacional e contou com a participação presencial dos fiéis e seminaristas menores. Nesta data, o finado Dom Antônio Agostinho Marochi, bispo que atuou na diocese durante cerca de 28 anos, estaria completando seu aniversário natalício de 96 anos. O falecimento ocorreu no dia 28 de janeiro de 2018.

Ministério do Leitorato

Logo no início da celebração, após o Rito Penitencial, os candidatos ao Ministério do Leitorato, Josino Júnior Nunes de Souza, Jeferson Silva de Almeida e Danrley Gabriel Alves, foram chamados, um por um pelo nome, para a entrega do livro da Sagrada Escritura pelo bispo diocesano.

Três seminaristas foram instituídos como novos leitores (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“Receber o Leitorato significa que eu tenho que levar a Palavra de Deus aonde for, com minha vida e com minhas palavras. Significa que tenho uma missão!”, destaca o seminarista Josino Júnior Nunes de Souza, 23 anos, 2º ano de Teologia.

Seminarista Josino vê Ministério do Leitorato como uma missão (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Na sequência, o seminarista Jeferson Almeida realizou a primeira leitura da Palavra. Logo depois, Josino Júnior fez a recitação do Salmo Responsorial.

Padres da diocese concelebraram com o bispo (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Homilia

Após a leitura do Evangelho, Dom Benedito refletiu sobre os talentos que Deus tem concedido ao longo da vida.

 “Quantos talentos Deus nos confiou? Busquemos frutificar cada um deles. Como fiéis trabalhadores, procuremos multiplicar nossos dons e cativar corações para Cristo. Você tem colocado esses talentos ao serviço do Senhor? Olhemos para o nosso coração”, afirma o bispo diocesano.

Dom Benedito destacou a importância de multiplicar dons e talentos (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Também ressaltou a importância do batismo na vida do cristão. “O batismo é fonte de santidade, de todas as vocações. Por meio dele, somos vocacionados a Glória Celeste. Assim, precisamos ser missionários, deixar o Espírito Santo nos guiar. ”  

Dom Benedito orientou ainda para que os fiéis busquem participar da Igreja, assumir os trabalhos pastorais, serem missionários. “Deus não chama as pessoas capacitadas, mas todos aqueles que Ele chama, os capacita, nos dá força para morrer para o mundo e viver para Deus! ”

Ao final, destacou que Cristo vem abençoando a Diocese de Presidente Prudente e a tornando em um celeiro de vocações. Pediu para que as famílias sejam o primeiro canal de graça na vida dos vocacionados e que todos busquem multiplicar os talentos para glorificar o nome do Senhor, com coração fraterno e solidário.

Ministério do Acolitato

Outro ministério concedido nesse dia foi do Acolitato para os seminaristas Reginaldo Barbosa da Silva Júnior, Pedro Henrique Rodrigues Parron, Paulo de Oliveira Araújo, Dolglas dos Santos e Aldair Santo Júnior.

Cinco seminaristas receberam o Ministério do Acolitato (Leandro Campos / Pascom Diocesana)

Uma das missões do acólito instituído é distribuir a Eucaristia nas ocasiões previstas pelo Direito Canônico.

“Ser instituído acólito, além de representar mais um degrau alcançado na formação rumo ao sacerdócio, é para mim um insistente convite de nosso Senhor a amar mais a Sua Santa Igreja e Sua presença real no Santíssimo Sacramento”, afirma Paulo de Oliveira Araújo, 23, 3º ano de Teologia.

Paulo acredita que servir nesse ministério é um convite do Senhor (Leandro Campos / Pascom Diocesana)

Rito de Admissão

Nesta celebração, o rito de Admissão às Ordens Sacras foi concedido àqueles que estão iniciando no curso de Teologia. Os seminaristas foram: Diego Prieto de Oliveira Deák e Jhonata Silva Santo.

Dois seminaristas que ingressaram na Teologia são admitidos às Ordens Sacras (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

“Ser admitido representa que a Igreja oficialmente e publicamente acolhe minha vocação e meu desejo em servir Cristo na pessoa dos irmãos, por onde eu estiver. Vejo como mais uma etapa da confirmação do chamado de Deus em minha vida Vocacional, entregando meus dons, carismas e vocação”, destaca Jhonata Silva Santos, 26, 1º ano de Teologia.

Jhonata enxerga o momento como uma confirmação ao chamado de Deus (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Chamado de Deus

Se você sente o chamado de Deus à vocação sacerdotal, alguns seminaristas deixaram orientações e reflexões pessoais:

“Tenhamos em mente que aceitar esse chamado é assumir a Missão de Jesus, sem medo e com disponibilidade, o caminho por vezes não é fácil e exige renúncias, porém é edificante e gratificante servir ao Senhor com nossa vida. Por isso, procure o pároco de sua comunidade e peça que ele te ajude a melhor orientar nesse chamado”, afirma o seminarista Jhonata Santos.

 “O caminho vocacional não é fácil, mas se torna possível quando nos deixamos ser guiados pelo Senhor. Ser vocacionado, é deixar-se ser guiado por Jesus que caminha ao nosso lado. É acreditar que o impossível é possível de ser realizado em Deus”, destaca Josino Júnior.

“São Maximiliano, quando convidou seus frades a irem com ele às missões por Nossa Senhora, disse a eles: ‘Vinde conosco para morrer de fome, de cansaço, de humilhações e de sofrimento pela Imaculada!’. Essas palavras são ainda hoje reais! A mim e a todos os que o Senhor chama a servi-lo, o convite é o mesmo, e precisamos estar muito dispostos a carregar nossa cruz e dar a vida por Cristo. As dificuldades são muitas, mas a felicidade de saber estar fazendo a vontade do Senhor é imensa e indescritível”, reflete Paulo Araújo.

Avisos

Ao final da celebração, Dom Benedito Gonçalves anunciou a Ordenação Diaconal do seminarista Anderson Lima, após a aprovação pelo Conselho Formador constituído por oito padres.

A Ordenação Diaconal está marcada para o dia 8 de dezembro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis (SP). No dia, a Igreja também estará celebrando 20 anos de criação.

Anderson será o novo diácono da diocese a partir de dezembro (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Dom Benedito comunicou também que a vacina será um dos critérios para ingresso no Seminário Menor da Diocese de Presidente Prudente e para envio dos atuais seminaristas para o Seminário em Marília (SP), como medida de prevenção à Covid-19.

O Dr. Talmir Rodrigues, atual coordenador da Comissão Diocesana de Defesa da Vida, aproveitou a ocasião para divulgar a “Semana Nacional da Vida com palestrantes internacionais”. O evento será dos dias 1 a 9 de outubro, de forma on-line, pelo YouTube e Facebook da Diocese de Presidente Prudente.

Veja o álbum completo de fotos da celebração clicando aqui.

Deixe seu comentário!

Onda Viva