Projeto de reforma interna e externa da Igreja Matriz deve ser iniciado em breve (Facebook Paroquial / Reprodução)

Bispo diocesano anuncia elevação de Paróquia Nossa Senhora do Carmo a Santuário

Pastoral da Comunicação

04/05/2022

Neste domingo (01/05), durante a Santa Missa da 19ª edição do Caminhando com Maria, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, foi anunciado que a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Presidente Prudente (SP), será elevada a Santuário. 

Para o bispo, a comunidade tem seu aval positivo para essa transformação e agora tem início um período de preparação. “Para que uma igreja seja elevada a Santuário, precisa ter alguns trabalhos realizados, fundamentos. Hoje começará a ser gestado o projeto de santuário. Em termos de participação, não tenho a menor dúvida, porque a paróquia atrai fiéis de vida participativa de várias regiões.” 

Dom Benedito anunciou a criação do Santuário Nossa Senhora do Carmo durante missa da 19ª edição do Caminhando com Maria (Roberto Mancuzo / Pascom Maristela) 

Na diocese, a comunidade será o quarto santuário juntamente com: Santuário Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes – Presidente Prudente); Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Jardim Maracanã – Presidente Prudente); e Santuário Santo Expedito (Santo Expedito).

Durante a Santa Missa, os fiéis conheceram a nova identidade visual desenvolvida pela equipe de Comunicação. Mesmo mantendo as cores e algumas características, o novo conceito de marca traz o símbolo de Nossa Senhora do Carmo repaginado. Com traços modernos, clean, o brasão remete à nova arquitetura do Santuário e traz a coroa de Nossa Carminha com 12 estrelas. 

Para agregar na base da marca e lembrar de sua história, a letra ‘M’ passa integrar o design do novo símbolo, com uma base maior e mais dois escapulários com referência às duas cruzes nas extremidades. 

Para o atual pároco, padre Rodrigo Gomes de Moreno, a elevação da paróquia a Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Carmo é importante porque a igreja vai abrir suas portas definitivamente e romper os limites geográficos. Segundo ele, um Santuário possui essa característica única: acolher pessoas de toda parte para conceder sacramentos e fortalecer a religiosidade popular.

“Não é um título que muda, é exatamente um conceito que realmente se cria para que a gente possa ainda mais fomentar aquilo que já fazemos, mas com propriedade, com zelo e pertencimento a uma comunidade que realmente não está restrita aos limites geográficos, mas que se multiplica no coração de todos os seus.”, afirma o padre. 

Padre Rodrigo destaca que a comunidade irá definitivamente romper os limites geográficos (Roberto Mancuzo / Pascom Maristela) 

Até a celebração do Dia da Padroeira, 16 de julho, várias ações serão realizadas. A primeira é a campanha “Amigo de Oração”, em que sete capelinhas abençoadas com a imagem de Nossa Senhora do Carmo vão percorrer grupos da matriz e das capelas, para que as famílias possam rezar juntas nesse momento de fortalecimento da comunidade.

Projeto “Amigo de Oração” contará com peregrinação de capelas pelas casas dos fiéis (Roberto Mancuzo / Pascom Maristela)

Serviço

A mudança da paróquia para santuário não impacta em informações de contato, localização da igreja e da secretaria, atual pároco e horário das celebrações e atendimentos. Inicialmente, foi feita a transição da identidade visual e a uniformização das redes sociais: 

Facebook:

Facebook.com/SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP

Instagram 

@SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP 

Youtube:

Youtube.com/SantuarioNossaSenhoraDoCarmoPP

*Com contribuição da Pascom Maristela.

Deixe seu comentário!

Onda Viva