VISITA AD LIMINA 2022: bispos nos dicastérios tratam vida consagrada e transmissão da fé

27/09/2022

Hoje, dia 27, os bispos das provinciais eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, participaram de reunião no Dicastério para a Doutrina da Fé. Com a relatoria do bispo diocesano de Barretos, dom Milton Kenan Júnior, o episcopado refletiu a importância do testemunho missionário nas cidades das dioceses paulistas e o valor da expressão de fé do povo que alimentou a vida religiosa das gerações.

( Pe. Thiago Faccini / Cedida)

“A grande maioria dos municípios de nosso Estado foi criada ao redor de uma igreja; e nossas comunidades tiveram uma participação muito viva. Ainda hoje a história de muitas de nossas cidades está entrelaçada com a história da fé católica”, disse o bispo de Barretos.

Dom Milton ressaltou sobre a estruturação das comunidades paroquiais: “a vitalidade de nossas paróquias se demonstra pela existência no passado de associações e irmandades, confrarias e ordens terceiras. E, hoje, nos círculos bíblicos, grupos de reflexão e movimentos eclesiais”.

A força da comunicação e os processos do anúncio da fé na atualidade também elencaram a pauta do encontro no departamento romano. Sobre o assunto abordado na reunião, dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, afirmou que a fé transmitida nas comunidades deve “ser por convicção e não por mera tradição”, comentou.

“Desafia-nos a influência hoje das mídias católicas que nem sempre mantém um discurso em sintonia com o Magistério eclesial, atraindo multidões de seguidores”, explicou o bispo de Barretos que também falou do processo de sinodalidade ocorrido nas arquidioceses e dioceses no primeiro semestre.

O cardeal Luís Ladaria, SJ, prefeito do Dicastério, alertou o episcopado para não desanimar diante dos desafios, mas que, com união, por meio de ações concretas, busque novos caminhos, pois “escutar é um processo legítimo” das comunidades cristãs.

O lento retorno dos fiéis neste período pandêmico em algumas localidades nas atividades eclesiais, a dificuldade de engajamento das novas gerações na vida de Igreja e o valor da comunhão no presbitério diocesano, enquanto “testemunho do amor de Cristo na vida ministerial”, como lembrou dom José Reginaldo Andrietta, bispo de Jales, também foram temas abordados na reunião.

( Pe. Thiago Faccini / Cedida)

Carisma religioso

Os bispos também se encontraram com os colaboradores do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. O relator, dom Antônio Emidio Vilar, SDB, bispo diocesano de São José do Rio Preto, explicou que nas dioceses “o carisma religioso, no passado, foi muito presente e atuante como pioneiros e desbravadores missionários” e enalteceu o bom diálogo estabelecido entre a vida consagrada e atividade pastoral nas Igrejas Particulares.

Dom Antônio falou também do surgimento de novas comunidades com inspiração na Renovação Carismática Católica (RCC). “Elas testemunham a vivacidade da vida cristã e religiosa na vivência dos conselhos evangélicos conforme seu estado de vida”, concluiu.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

Fotos: Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB