Santuário recebe lançamento de livro em homenagem ao padre José Schwind

25/01/2023

No último dia 22 de janeiro (domingo), o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Presidente Prudente (SP), teve a graça de acolher José Antonio Galiani para o lançamento do livro “Caridade Vivida”, que homenageia o padre José Schwind, SAC, que dedicou quatro décadas da sua vida a evangelização no Santuário e faleceu em 2022, aos 90 anos.

O momento ocorreu na Santa Missa da noite com a presença de centenas de fiéis, que já puderam adquirir o livro. A antologia reúne textos de leigos, sacerdotes e bispos sobre o padre José.

Verba arrecadada será destinada a formação dos padres (Pascom Paroquial / Cedida)

Sobre o autor

José Antonio Galiani, 59, é filósofo, teólogo, pedagogo e micro empreendedor. Segundo ele, a ideia de organizar a antologia veio no momento em que assistia a Missa de corpo presente do padre José. “Eu estava trabalhando em São José dos Campos (SP) e acompanhava a celebração pelo Facebook do Santuário, quando o provincial, padre José Lino, SAC, tomou a palavra e falou do testamento do padre José, que tudo seria para as formações dos padres. Com isso, pensei nessa antologia com renda destina para a formação do clero da diocese e dos irmãos palotinos”, destaca.

Lançamento do livro ocorreu no Santuário da Vila Marcondes (Pascom Paroquial / Cedida)

De acordo com ele, o livro tem como objetivo “eternizar, na literatura brasileira, a memória desse tão grande sacerdote”. Conta ainda que o título da obra foi fruto de leitura dos textos e suas orações. “Na contemplação dos testemunhos tive a inspiração do título ‘Caridade vivida’ e do subtítulo ‘o amor faz ver, o amor faz ouvir, o amor faz sentir, o amor faz agir, o amor faz amar o amor!'”.

Padre Odair Calezulato ao lado de Galiani segurando o livro lançado (José Galiani / Cedida)

“O livro foi idealizado não com uma linha e definição editorial, mas a partir da vontade livre de leigos, padres e bispos que aceitaram dar um testemunho sobre padre José”, explica José.

Biografia do autor

José nasceu em Presidente Prudente (SP) e foi batizado no Santuário em 28 de abril de 1963, onde fez sua primeira comunhão em 1974 e se tornou coroinha até 1979. Entrou para o Seminário Menor da Diocese, apesar de sempre querer ser palotino. Fez filosofia pela Diocese de Presidente Prudente, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP).

Em 1983, padre José o acompanhou para, em 1984, ingressar na vida religiosa na Sociedade do Apostolado Católico. Fez teologia no Studium Theologicum PUC-PR e noviciado em Cornélio Procópio (PR). Também fez a consagração perpétua, foi ordenado diácono e futuramente padre palotino no Ginásio de Esportes de Presidente Prudente (SP).

A primeira missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, até então Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ocorreu em 30 abril de 1989. Atuou como vigário na Paróquia São Vicente Pallotti, em Arapongas (SP), e na Paróquia Santo Antônio, em Cambé (SP). Após algum tempo, solicitou a dispensa da SAC e do celibato.

Atualmente é casado e reside em São Paulo (SP), onde já atua na assessoria de retiros, formação de líderes católicos nas comunidades/paróquias.

“Minha relação com padre José é de confessor. Sempre me confessava com ele e tinha sempre a alegria de, como padre, atender a confissão dele. Para mim, ele foi um pai!”, conta.

Padre José

Oskar Kornel Josef Schwind, mais conhecido como padre José Schwind, faleceu no dia 23 de maio de 2022, aos 90 anos de idade, em Londrina (PR), onde existe uma ala preparada para acolher padres idosos. Durante 40 anos, doou sua vida para o sacerdócio, como palotino, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Também desempenhou um trabalho social com crianças e adolescentes junto ao Lar dos Meninos e ao Lar Santa Filomena.

Nascido na Alemanha no dia 20 de maio de 1932, na cidade de Eisenberg, padre José veio de uma família de seis filhos. Em 1954. foi enviado em missão evangelizadora para o Brasil. O embarque ocorreu em Génova, na Itália e, ao chegar no Brasil, desembarcou no porto de Santos (SP), onde foi recebido por padres.

No dia 20 de janeiro de 1981, após se formar e ser ordenado padre, veio para Presidente Prudente (SP). Porém, anos antes já havia passado pela cidade, mas voltou para o Paraná como reitor e diretor espiritual do Seminário Maior. Em 2021, Schwind completou 40 anos no Santuário Diocesano.

Padre José juntamente com a comunidade do Santuário N. S. Aparecida (Facebook Roberto Silverio / Reprodução)

No dia 31 de outubro de 2021, aos 89 anos de idade, padre José Cornélius Schwind passou a residir no Seminário Palotino, em Londrina (PR). Menos de um ano depois, acabou falecendo.

Serviço

O livro pode ser adquirido diretamente no site da Estante Virtual clicando aqui. O valor é de R$48,50, sem contabilizar o frete. A editora é a Djinn. Também há alguns volumes na secretaria do Santuário. Consulte a disponibilidade. Segundo o organizador da antologia, a verba arrecada será destinada a formação dos sacerdotes.