Santuário Diocesano da Vila Marcondes ganha nova pintura sacra interna

08/02/2022

O Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente (SP) se prepara para receber uma nova pintura sacra produzida pelo artista carioca, Leandro Gouvêa do Nascimento, 45.

A arte está sendo feita após reformas estruturais que foram realizadas no templo, devido a uma infiltração, que comprometeram as antigas pinturas. Ela ficará localizada na parede ao lado esquerdo do presbitério central do Santuário.

Obra segue em andamento no seminário (Leandro Nascimento / Cedida)

De acordo com o artista, o desenho foi pensado na estética cristã Romana, conforme a vontade expressa no Concílio Vaticano II, que propõe um retorno às fontes, trazendo uma Iconografia, que expressa desde os primórdios do cristianismo a teologia e a estética da Igreja.

“Quando iniciamos uma pintura, a parte que mais exige tempo e atenção são os desenhos. Os  cuidados com as proporções e com cada uma das linhas são fundamentais para que todo o ícone esteja em perfeito equilíbrio, e assim  possa ser um ‘lugar’ de encontro com o próprio Deus que se revela através dele”, destaca Leandro.

Leandro já trabalha com pintura de arte litúrgica há mais de 10 anos (Leandro Nascimento / Cedida)

O projeto começou a ser pensado em agosto de 2021, porém a pintura no templo começou a ser executada em 24 de janeiro de 2022. “Nesta última semana, os paroquianos do Santuário puderam acompanhar este trabalho árduo e lento para que agora as cores surjam e façam brilhar aquEle que é a fonte de nossa alegria, o Senhor Jesus Cristo”, conta o artista.

A intenção é finalizar este ícone até meados de março de 2022.  No Estado de São Paulo, este é o primeiro trabalho desenvolvido pelo artista. Outros trabalhos foram realizados em cidades da Bahia, Minas Gerais e Paraná.

“A imagem (‘icôna’ em grego) revela a Presença d’Aquele a quem nos dirigimos em oração e com quem buscamos a união na vida. O ícone não é um objeto meramente decorativo, mas um elemento litúrgico, que busca abrir os nossos sentidos para as coisas sagradas, revelando através de imagens”, ressalta o iconógrafo.

Desde 2011, Leandro trabalha com pintura de arte litúrgica, (o que conhecemos por “arte sacra”), o que engloba toda a assessoria relativa à pintura de arte sacra, espaço litúrgico e conselhos relativos à arquitetura, ao pároco e à comunidade.

Significado

Abaixo, o iconógrafo explica, de forma resumida, o significado da obra:

Projeto oficial da pintura que está em andamento (Leandro Nascimento / Cedida)

“A pintura é um ícone do mistério da Santíssima Trindade, em sua primeira manifestação no Antigo Testamento, no episódio da hospitalidade de Abraão. (Gênesis 18, 1-15). Este ícone é uma das representações mais profundas produzidas no seio da Igreja. Permanece a principal maneira de representar o Deus Uno e o Trino. A Trindade é um mistério. Esta imagem, desde um ponto de vista teológico, já é representada nas basílicas romanas desde o primeiro milênio, como por exemplo, em Ravenna, no século VI, na basílica de San Vitale. Ela foi teologicamente aprofundada por Andrei Rublev, monge e iconógrafo russo do século XV, e que nos concedeu mais alguns vislumbres da vida divina.

Nele vemos Abraão e Sara que oferecem aos Santos Hóspedes os melhores frutos de seu trabalho: pães, leite, um novilho tenro e bom, água para lavar os pés. Oferecem seus melhores dons, como uma expressão profunda da oferta de si mesmos. Do mesmo modo, na vida e especialmente na liturgia, os fiéis, unidos ao Corpo de Cristo, oferecem a si e ao mundo inteiro como oferta de amor ao Pai.

Oferecem estes dons à Santíssima Trindade. Deus existe em modo relacional. A sua vida é aquele modo de existir de Deus que é comunional, relacional. Deus é Trino, Deus é Comunhão. Os Padres da Igreja explicam que no fundamento da existência há a comunhão, há a relação, há o amor. Deus plasmou o ser humano à sua imagem e semelhança, ou seja, o criou a fim de que possa viver a própria humanidade em modo comunional, relacional, ao modo do amor.

Ao centro do ícone, os três Santos Hóspedes formam um círculo perfeito, dando a centralidade para a figura do Filho, que está ao centro. Ele é o Sacerdote que se apresenta e sacrifica-se a Si mesmo diante do Pai no Altar Eterno, representado pela mesa ao centro, sobre o qual se encontra a âmbula com o Cordeiro Imolado. O Pai, o Filho e o Espírito Santo, “Trindade Consubstancial e Indivisível” abençoam e santificam a Oferenda. Ao alto, uma igreja, representada pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente, é um símbolo do Pai, o Templo Eterno que acolhe em seu seio todo o jardim da Criação. Ao centro, a árvore, símbolo do Filho, que é a árvore da Vida, manifestada também como a Cruz. E a montanha, o local do Encontro, da manifestação do Espírito Santo.”