Representantes da Diocese participam de XII Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 1

26/02/2024

No último final de semana, 24 e 25 de fevereiro, representantes da Diocese de Presidente Prudente foram até a cidade de São Pedro (SP) participar da XII Assembleia da Pastoral Familiar do Regional Sul 1. Estiveram presentes pela Diocese: Vicente e Adriana, casal coordenador diocesano da pastoral; Edson e Elaine, casal coordenador da Sub-região de Botucatu; e o padre Tiago da Silva Carvalho, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar na Diocese e na Sub-região de Botucatu.

Na imagem, respectivamente, padre Anatoli, coordenador nacional do Setor Pré Matrimônio da Pastoral Familiar e secretário da Sub-região Botucatu, Vicente, Adriana, Elaine, Edson e o padre Tiago (Pastoral Familiar / Cedida)

O evento ocorreu no Seminário Santo Antônio e reuniu as coordenações da Pastoral Familiar de todo o estado de São Paulo.

Durante o evento, foram abordados temas relevantes para a pastoral, incluindo uma palestra ministrada pelo padre Rafael Solano sobre o tema “Amoris Laetitia: A Cristologia da Pastoral Familiar”. O padre Leandro, secretário do Regional, compartilhou ainda insights sobre a relação entre a Igreja e o Brasil, além de discutir a escuta dos sinais dos tempos e a sinodalidade das ações.

Ao longo do dia, Dom Rogério Augusto também realizou uma análise sobre a Declaração doutrinária para bênçãos para casais irregulares, enquanto Roberto Vertamatti abordou a Defesa da Vida.

Assembleia proporcionou formação e troca de experiências (Pastoral Familiar / Cedida)

“As reuniões das Sub-regiões proporcionam um espaço valioso para compartilhamento de experiências e sonhos. Além de ser um evento de congregação e aprendizado, a Assembleia também pode ser vista como um ponto de convergência de ideias e experiências, onde diferentes vozes se unem para moldar o futuro da Pastoral Familiar. É um espaço dinâmico onde as tradições se encontram com a inovação e onde as questões contemporâneas são abordadas com base nos princípios fundamentais da fé”, destaca Vicente Silva.

*texto com contribuição do Vicente Silva.