Representantes da CEBs na Diocese participam de evento em Rondonópolis

27/07/2023

Na força do Espírito, que nos faz Igreja, como Igreja em saída, povo de Deus e sinodal, as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) estiveram reunidas no 15º Intereclesial das CEBs, em Rondonópolis (MT), de 18 a 22 de julho. Estiveram representando a Diocese de Presidente Prudente três membros: Sonia, Cássia e Elder.

Mais de 1500 participantes vindos de todos os Regionais do Brasil marcaram presença, além de convidados, participantes da América Latina e Europa e cerca de 50 bispos, dentre eles, o bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Maurício Jardim, o presidente da CNBB e do CELAM, dom Jaime Spengler, o cardeal Leonardo Steiner, o bispo referencial das CEBs do Sul I, Dom José Benedito Cardoso, e outros bispos do Regional Sul I, como Dom Reginaldo Andrietta, bispo de Jales, e Dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo de Amparo.

Sacerdotes de várias partes do Brasil, presentes no evento (Elder Barros / Cedida)

O Regional Sul I esteve presente com 80 representantes que foram juntos em dois ônibus como em uma romaria para Rondonópolis (MT). O tema do Intereclesial foi “CEBs: Igreja em saída na busca de vida plena para todos e todas”; e o lema: “Vejam, eu vou criar novo céu e uma nova Terra” (Is 65,17).

Através de momentos celebrativos, noite cultural com Show de Zé Vicente, caminhada dos mártires e assessorias e plenárias, divididas em blocos temáticos e em espaços chamados biomas, discutiu-se temas diversos como o poder e a sinodalidade na vida da Igreja, economia de Francisco e Clara, dimensão político-social, ecologia integral e educação.

Evento ocorreu entre os dias 18 e 22 de julho (Elder Barros / Cedida)

Marcou o evento a presença dos povos indígenas que celebraram junto todos os dias. Ao final, houve compromissos e desafios apontados girando em torno de temas como a sinodalidade e favorecimento de círculos bíblicos e formação de CEBs, contrapondo o poder e clericalismo, juventude e o cuidado com a casa comum.

Os bispos presentes se reuniram e escreveram carta para a CNBB reforçando a necessidade das CEBs na vida da Igreja como experiência pós-Concílio Vaticano II e Igreja em saída construída na experiência eclesial da América Latina e Caribe. Foram aprovadas cartas para o papa e para a CNBB, bem como moções contra o Marco Temporal, entre outras.

Como enfatizou o bispo diocesano de Rondonópolis-Guiratinga, a sintonia das CEBs e do Intereclesial com o papa Francisco é intensa e foi marcante durante o Intereclesial. Através dos temas discutidos, “é como se Francisco estivesse ali”, disse o bispo.

O papa Francisco enviou mensagem motivando o intereclesial e reforçando a necessidade das CEBs como experiência de Igreja em saída. Inclusive enviou ajuda financeira para a realização do Intereclesial, como gesto simbólico do apoio do papa a esse modo de ser Igreja. Dom Gabrieli Marchesi, bispo referencial das CEBs na CNBB, reforçou que a presença de tantos bispos e padres querem dizer que os pastores estão junto com as CEBs. “Não tenham medo”, enfatizou o bispo. Por fim, logo após a indicação dos regionais, foi anunciado o local para a realização do 16º Intereclesial: Diocese de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, Regional Leste 3 da CNBB.