Pastoral Familiar conta com o trabalho de cerca de mil agentes em toda a Diocese (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Pastoral Familiar Diocesana celebra início da Semana Nacional da Família 2019

Durante a Missa de envio dos agentes, o Bispo nomeou o padre Tiago Carvalho como novo Vigário Geral da Diocese

Evandro Marques / Pascom Diocesana

14/08/2019

Na noite dessa sexta-feira (9), a Pastoral Familiar diocesana realizou oficialmente a abertura da Semana Nacional da Família 2019 na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP). Este ano, o tema do evento é “E a família, como vai?”, mesma frase utilizada na Campanha da Fraternidade de 1994.

“A Pastoral Familiar é importante pois agrega a família à Igreja, independe de como ela está: de primeira união, segunda, momento de viuvez, pais ou mães solteiras. A pastoral busca trazer ela para esse convívio cristão”, afirma o coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Edson Aparecido Guimarães.

O bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos presidiu a santa missa com a concelebração de cinco padres da diocese. No início da celebração, 22 casais trouxerem as imagens dos respectivos padroeiros das comunidades as quais pertencem para serem colocadas nas escadas do presbitério.

Casais de 20 paróquias entraram em procissão com as imagens dos padroeiros
(Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Na homilia, o bispo parabenizou o trabalho desenvolvido pela Pastoral Familiar e ressaltou que ela é uma das pastorais mais ativas da diocese. Dom Benedito falou ainda sobre o mês de agosto, celebrado pela Igreja como o Mês das Vocações. 

“Vocação é um dom divino, chamado de Deus, chamado da pessoa humana ao Pai. Ao passo que a pessoa procura a Deus, encontra paz e alegria”, afirma o bispo.  

Em relação à Semana Nacional da Família, o bispo fez uma súplica: “uma semana para que todos nós intensifiquemos as orações para que a família seja evangelizada, para que encontrem com Cristo e assim sejam verdadeiros discípulos missionários”.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Dom Benedito destacou que “aquela família que se alicerça em Deus, que se deixa guiar no Espírito Santo, essa família é vencedora. Se queremos uma comunidade santa, devemos começar pela santificação da família. Ela é a célula da sociedade”.

O casal Leonardo Pinheiro e Micaeli Caroline de Oliveira Pinheiro é coordenador da Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Indiana (SP) e conta que foram eles os primeiros precursores da pastoral na comunidade local, há dois anos. “O padre já tinha um desejo de implantar uma Pastoral Familiar e nós fomos convidados para participar de uma espiritualidade. Daí surgiu o desejo de criarmos a pastoral”, afirma Micaeli.

De acordo com a coordenadora, a pastoral é muito importante para a Igreja. “Só de estar de levando o projeto de Deus para outras famílias já é o bastante”.

“A família é tudo para nós, é a nossa base”, afirmam o casal Leonardo e Micaeli carregando a filha Leonidas (Messias Araujo / Pascom Diocesana)

Participaram da celebração os padres Amaury José Domingues, do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Presidente Prudente (SP), Evandro Carbonário, da Paróquia Santa Luzia de Anhumas (SP), Gerisvaldo Silva Viana, da Paróquia São Pedro de Presidente Epitácio (SP), Milton Gonzaga de Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Presidente Prudente (SP) e Tiago da Silva Carvalho, da Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente (SP).

No final da celebração, o bispo e os padres deram a benção de envio dos agentes
(Messias Araujo / Pascom Diocesana)

A Semana Nacional da Família 2019 segue até o dia 17 de agosto em todo o país e cada paróquia conta com uma programação específica. Participe!

Pastoral Familiar

No vídeo abaixo, o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar Diocesana, padre Tiago Carvalho, responde algumas questões ligadas à pastoral.

(Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Há cerca de quatro anos, o casal Edson Aparecido Guimarães e Elaine Santos Menezes Guimarães, estão à frente da coordenação da Pastoral Familiar Diocesana. Segundo Edson, a Diocese de Presidente Prudente conta com cerca de mil agentes que fazem o trabalho pastoral nas comunidades.

“Os casais entram na Pastoral Familiar e posteriormente eles se descobrem em outra pastoral. Esse é nosso trabalho: trazer eles para a Igreja para poderem direcionar essa perspectiva e esse conhecimento. Depois eles vão para a catequese, para o batismo, canto, entre outros”, afirma o coordenador diocesano.

Edson e Elaine coordenam há dois anos a Pastoral Familiar Diocesana
(Messias Araujo / Pascom Diocesana)

De acordo com ele, existe um fluxo grande de agentes que começam a participar da pastoral e que vem de movimentos como o Encontro de Casais com Cristo (ECC) e a Semana da Família. As paróquias São Judas Tadeu, São Francisco de Assis e Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos de Presidente Prudente (SP) apresentam um número grande de agentes, segundo Edson.

Segundo o padre Tiago Carvalho, a diocese vem realizando um trabalho alicerçado no evangelho do amor, que tem como objetivo levar a Pastoral Familiar a evangelizar, formar e trazer a família para uma intimidade e comunhão com Cristo.

“O trabalho da pastoral é tão fecundo, tem dado tantos frutos em nossas paróquias, que a nossa diocese, a cada dia, se torna uma referência para que outras dioceses venham beber dessa fonte de misericórdia, de esperança, de fé e principalmente trabalho e amor”, explica o padre.

Serviço

Para fazer parte da Pastoral Familiar, basta procurar o sacerdote ou os agentes da Pastoral Familiar de sua comunidade local. “Você irá agregar conhecimento para sua família e vai conhecer vários trabalhos feitos pela pastoral para as famílias”, afirma o coordenador diocesano.

Nomeação

Ao final da celebração, o bispo anunciou a nomeação do padre Tiago da Silva Carvalho, da Paróquia São Judas Tadeu de Presidente Prudente (SP), como novo vigário geral da diocese, no lugar do monsenhor Miguel Valdrighi, que ficou no cargo por quase três décadas. Agora o padre será responsável por ajudar o bispo no governo da diocese, conforme estabelecido no Código de Direito Canônico.

Deixe seu comentário!

Onda Viva