Pastoral da Saúde Diocesana promove reunião com coordenadores em Prudente

02/02/2023

No último dia 29 de janeiro, domingo, a Pastoral da Saúde da Diocese esteve reunida com coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) das paróquias do Oeste Paulista, para tratar sobre assuntos que serão abordados durante o ano de 2023. Mais de 40 pessoas participaram do encontro que ocorreu no Centro Diocesano de Formação, em Presidente Prudente (SP).

Conteúdo da formação

Durante a reunião formativa, foi abordado pelo assessor eclesiástico, padre Marcos Paulo Cestare de Souza, os três principais princípios que dirigem a Pastoral: solidário, comunitário e político institucional.

Mais de 40 voluntários participaram do encontro (Pastoral da Saúde / Cedida)

Padre Marcos Paulo dividiu o primeiro momento em duas partes: fez uma explanação sobre as diretrizes da Pastoral da Saúde, abordando com os coordenadores e vices a necessidade de seguir cada uma das três dimensões. Além disso, tratou com eles novamente o que passou para os novos agentes que foram formados recentemente.

O sacerdote frisou a importância de cada um estar ligado a coordenação diocesana para que o trabalho seja realizado em conjunto e em comunhão, e, sobretudo, com a pastoral orgânica da Diocese de Presidente Prudente.

Formação ocorreu em Presidente Prudente (Pastoral da Saúde / Cedida)

Lembrou também que a Pastoral da Saúde, embora seja uma pastoral a serviço da Igreja, é uma pastoral ecumênica e que acolhe também agentes das igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Abordou outros temas importantes para a sociedade e nas comunidades católicas e não católicas.

Por fim, padre Marcos Paulo tratou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de 2018. Em 2022, a lei começou a ser colocada em prática, sobretudo nas paróquias e, este ano, já está plenamente em vigor e seu descumprimento pode levar a multas. Ele orientou os presentes a tomar cuidado com fotos, postagens e sobretudo quando utilizar dados pessoais ou expondo pessoas sem autorização das mesmas.

No final da formação, a coordenadora, Helena Correia Cassiano, tratou sobre o calendário diocesano e o 5º Congresso, que ocorrerá a nível diocesano, com sede na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, no dia 27 de agosto de 2023, em Presidente Prudente (SP).

Padre Marcos Paulo juntamente com a coordenadora Helena [esquerda dele na foto] e participantes (Pastoral da Saúde / Cedida)