Pastoral da Maristela recebe prêmio em reconhecimento pelo trabalho realizado na pandemia

Pastoral da Comunicação

04/04/2022

A Seleção Brasileira das Forças Internacionais da Paz (ABFIP) premiou a Pastoral Servos da Misericórdia da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) pelo trabalho solidário realizado durante a pandemia com as pessoas em situação de rua da cidade.

O evento nomeado “Operação Solidariedade Covid-19″, entregou uma medalha de mérito ao atual coordenador da pastoral dos Servos, Jairo Benvenuto, 60, que é voluntário há cerca de 16 anos.

Jairo durante premiação que ocorreu em São Paulo (Jairo Benvenuto / Cedida)

Ele destaca que, mesmo com a pandemia, não tiveram problemas em sair ao encontro dos mais necessitados. “Foi muito legal o reconhecimento do trabalho, do esforço de cada voluntário durante a pandemia. Não foi somente uma indicação da pastoral, houve uma pesquisa na cidade. Então, nós fomos escolhidos e isso é muito legal”, diz o coordenador. 

O evento ocorreu no dia 11 de março de 2022, em São Paulo (SP) e teve como objetivo homenagear profissionais que têm trabalhado arduamente no enfrentamento da pandemia Covid-19. 

Pastoral 

Os Servos da Misericórdia é uma pastoral que ajuda as pessoas em situação de rua levando comida, cobertores, roupas e auxiliando com internações, localização de parentes e distribuindo amor. São cerca de 120 marmitas produzidas semanalmente e mais de seis mil entregues por ano. 

Equipe preparando a comida no Salão Paroquial (Pascom Maristela / Arquivo)

“Não queremos fomentar nenhum tipo de vício, mas pelo contrário, olhamos para as necessidades básicas deles. Nós levamos muito mais do que alimento. Nós levamos amor! Essa é a missão dos Servos da Misericórdia e isso que nos ensina essa pastoral em nossa igreja”, ressalta o atual pároco da comunidade, padre Rodrigo Gomes de Moreno.  

Santa Missa realizada com as pessoas em situação de rua na Praça da Bandeira (Pascom Maristela / Arquivo)

A pastoral existe há cerca de 20 anos. “Paramos por um tempo e depois, com a vinda do padre Rodrigo, voltamos com as atividades. Costumo falar que não levamos comida e sim amor. Conseguimos olhar nos olhos de um irmão de rua e ver o rosto de Jesus neles, uma forma bem simples de evangelização”, afirma Jairo.

Servos durante oração e entrega das marmitas no centro de Presidente Prudente (Pascom Maristela / Arquivo)

Durante a pandemia, os servos continuaram ativamente trabalhando para ajudar os mais necessitados. “Todas as sexta-feiras, independente da situação, nós fomos às ruas e precavidos de luvas, máscaras, bastante álcool em gel, tomando os devidos cuidados”, destaca o coordenador. 

Na ocasião, o grupo foi dividido em duas equipes para ter uma abrangência maior na cidade. Eles tiveram que lidar com os riscos da pandemia e com o toque de reconhecer, que iniciava às 21h. 

Durante esse período, em parceria com a prefeitura municipal, o grupo colaborou para auxiliar a equipe de saúde na vacinação da população em situação de rua.

Equipe

Atualmente, o grupo conta com cerca de 30 voluntários que cuidam desde a parte de arrecadação dos ingredientes, preparo das marmitas, armazenagem e distribuição nos locais de Presidente Prudente (SP). 

Servos em oração na capela antes de sair às ruas (Pascom Maristela / Arquivo)

“Todas as sextas-feiras, por volta das 15h, chegam os voluntários para fazer a comida, finalizando próximo das 18h. Depois, às 19h, chega o pessoal da rota e saímos para a entrega. Voltamos quando encerram as marmitas”, explica o coordenador. 

Luiz Carlos Gonçalves, 37, é um desses voluntários e está há cerca de cinco anos na missão. Ele atua no grupo na parte de locomoção e entrega das marmitas.

“É uma coisa meio inexplicável, uma sensação muito boa. A gente fala que isso faz mais bem para nós do que para eles. Uma das coisas que tem mais significado para mim é você dar atenção para eles, conversar, ganhar um sorriso, um abraço” destaca. 

Luiz [ao centro] de camiseta marrom durante o trabalho voluntário (Luiz Gonçalves / Cedida)

O voluntário conta ainda que sempre teve contato com moradores de rua e conversava com eles. Porém, ao entrar para o grupo dos Servos, ele pôde ter mais segurança e conforto ao promover as ações de entrega de marmitas. 

Serviço 

Além de colocar o evangelho em prática, o ato de ajudar ao próximo, faz o cristão lembrar que pode ter um coração muito mais generoso e preocupado com seu semelhante. Por isso, se você tem esse desejo de ajudar com o trabalho voluntário, doações ou outro tipo de auxílio, procure pela Pastoral do Servos da Misericórdia entrando em contato com a Secretaria Paroquial da Maristela: (18) 3223-5637.

*Contribuição da Pascom Maristela.

Deixe seu comentário!

Onda Viva