Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos realiza Semana de Formação Missionária

31/07/2023

Pela primeira vez, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada no bairro Ana Jacinta de Presidente Prudente (SP), realiza uma Semana de Formação Missionária. Ao todo, foram sete dias de palestras e visitas pelas ruas do bairro com o tema: “A primeira motivação para evangelizar é o amor de recebemos de Jesus, que nos impele a amá-lo cada vez mais” – Papa Francisco.

“Essa ação já ocorreu há muitos anos atrás, com a participação de missionários. Porém, é a primeira vez os paroquianos são os protagonistas da evangelização”, destaca o pároco da comunidade, padre João Paulo dos Santos Silva.

Em média, 100 pessoas participaram diariamente das formações. A programação contou com a presença do padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador de pastoral na Diocese, Gustavo Cares, seminarista, além de representantes da Pastoral da Acolhida Diocesana e do Conselho Missionário Diocesano (Comidi).

Todos os agentes de pastorais e movimentos foram convidados, bem como aqueles que não tem vida ativa de comunidade, mas que frequentam as missas. Inclusive, houve a participação de pessoas de outras paróquias da região.

Formação contou com cerca de 100 pessoas diariamente (Facebook Paroquial / Cedidas)

As visitas missionárias ocorreram nesse final de semana, 29 e 30 de agosto, com a presença de seminaristas menores.

Momento de louvor dos missionários (Facebook Paroquial / Cedidas)

“Faço uma avaliação muito positiva, uma vez que os paroquianos tem gostado muito das formações e dos temas, todos relacionados à vida missionária. Quanto às visitas, é sempre muito interessante entrar nas casas, mesmo quando as famílias não estão esperando, pois elas sentem, de fato, que é a própria Igreja quem as visitam. Os missionários partilharam que, em muitas visitas, eles iam com a intenção de levar o amor de Deus, mas saiam das casas com a sensação de que foram nas casas para receber o amor de Deus”, afirma o sacerdote.

O padre explica ainda que a ideia de promover esse evento surgiu da necessidade de haver um trabalho missionário na Igreja. “O bairro tem crescido e muitas famílias estão vindo morar nessa área. Para que possamos alcançar essas famílias e, também, as que já residem há tempos por aqui, foi que organizei esse trabalho formativo e prático. Além disso, ao realizar esse trabalho, atendemos ao apelo do Papa Francisco de que tenhamos uma Igreja em permanente estado de missão.”

Após formação, paroquianos saem para visitas missionárias (Facebook Paroquial / Cedidas)

Com esse evento, o intuito foi formar um Conselho Missionário Paroquial (Comipa), para que possam organizar um trabalho de visitação, ao menos, uma vez por mês no território da paróquia e assim consigam estar em estado de permanente missão.