Paróquia Catedral São Sebastião completa 95 anos de criação em Prudente

30/04/2020

No dia 29 de abril, a Catedral São Sebastião, localizada no Centro de Presidente Prudente (SP) completou 95 anos de criação. A antiga capela instalada no local foi eregida paróquia em 1925, por meio do decreto de Dom Carlos Duarte Costa, bispo de Botucatu (SP).

O bispo tomou essa atitude após notar o crescimento da população do Oeste Paulista e perceber as dificuldades que as pessoas tinham de frequentar a Igreja Matriz. Assim, ela foi desmembrada totalmente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conceição do Monte Alegre (SP). No mesmo momento, era também criada a Paróquia Santo Anastácio.

No dia 11 de maio de 1925, Dom Carlos Duarte da Costa dava provisão ao primeiro vigário da Paróquia, padre José Maria Martinez Sarrion, que recebeu o cargo de Pároco e depois foi empossado aos 24 de maio de 1925.

Em agosto de 1936 foi lançada a primeira pedra, base fundamental da construção da grande Matriz São Sebastião, com solene missa celebrada pelo Bispo Diocesano.

Sob a liderança do padre Sarrion a tão sonhada inauguração da Igreja Matriz ocorreu no dia 25 de janeiro de 1942, com a presença até de representantes do Governo Estadual. O ato foi dirigido pelo Bispo Diocesano Dom Antônio José dos Santos.

Em 1960, deu-se a criação e instalação da Diocese de Presidente Prudente, com a posse do seu primeiro Bispo, Dom José de Aquino Pereira. Assim, a Matriz da Paróquia São Sebastião de Presidente Prudente foi transformada em Catedral.

Hoje atuam na Catedral o monsenhor José Antonio de Lima e os padres Ivair Gentil Zancheta e Fernando Henrique Guirado. Acompanhe as missas da paróquia pela página oficial no Facebook clicando aqui.

Saiba mais da chegada do catolicismo em Presidente Prudente clicando aqui.

Santo Anastácio

Nesta mesma data também nasceu a Paróquia Santo Anastácio, que atualmente acolhe o Pe. Lindolpho Antonio da Silva.