Paróquia arrecada duas toneladas de alimentos com live no Facebook

Evandro Marques / Pascom Diocesana

25/04/2020

Em meio a pandemia do novo coronavírus, a Paróquia São José de Álvares Machado (SP) deu início ao projeto “Igreja em Casa”, que são lives beneficente, que ocorrem toda quinta-feira, com o objetivo de promover um gesto concreto em parceria com a comunidade.

A primeira live ocorreu no dia 23 de abril e foram arrecadados cerca de duas toneladas de alimentos. Diretamente, o projeto envolve sete pessoas que se empenham em evangelizar por meio da música e momentos de reflexão.

(Facebook Gilmar G. da Silva / Reprodução)

Todos os alimentos arrecadados serão destinados para as famílias que estão passando por dificuldades neste tempo de pandemia.

“Vejo [a arrecadação] como uma obra de Deus, algo que Deus sonhou através do coração deles, mas que usou da Comunidade inteira para realizar. Foi lindo ver toda a comunidade envolvida, buscando doações, encontrando as famílias que estão passando por necessidades”, afirma Igor Luís Nozabielli Luchetti, apresentador da live.

Segundo o sacerdote responsável pela paróquia, padre Jurandir Severino de Lima, as lives ocorrem uma vez na semana e substituem as reuniões que ocorriam na igreja.

“Cada semana um Ministério de Música. A divulgação é antecipada e os produtos arrecadados devem ser entregues na paróquia. Há também doações em dinheiro para compra de alimentos. A Comunidade abraçou o projeto e vemos isso pela repercussão e as doações. Muita gente do Brasil tem visto este trabalho de evangelização e elogiado”, destaca o padre.

(Facebook Gilmar G. da Silva / Reprodução)

Para Gilmar Gomes, responsável pela transmissão das lives, o projeto foi bem recebido pela comunidade. “O projeto é um verdadeiro sucesso com a população. A live foi tão rápida, 1h30 de duração, que quando acabou as pessoas me perguntaram quando será a próxima. Não esperávamos a quantidade de arrecadação e nem o sucesso que foi. Estamos felizes e prontos para colaborar nas próximas”, afirma Gilmar.

Ao todo, a primeira live conseguiu mais de três mil visualizações e cerca de 700 comentários. Para rever a transmissão, clique aqui.

Serviço

Cada live realizada na igreja corresponde a um gesto concreto. Na primeira, o projeto recolheu alimentos. Para a próxima quinta-feira (30/04), o pedido de doação é para álcool gel, máscara ou luvas.

Os produtos devem ser entregues na Paróquia São José, que fica localizada na Praça da Matriz, s/nº, Centro de Álvares Machado (SP). O local fica aberto todos os dias, inclusive aos domingos, das 8h às 18h.

Você pode acompanhar a live pelo Facebook clicando aqui. O projeto ocorre toda quinta-feira, às 20h.

Por fim, como mensagem para esse tempo de isolamento social, o apresentador da live, Igor Luchetti escreveu:

Nós estamos no tempo de pandemia, mas estamos vivendo na Igreja o tempo Pascal, tempo de Vida, de Ressurreição! Esse tempo é tempo de fazermos renascer em cada casa a Igreja, fazer nascer novamente em cada lar a comunidade dos primeiros cristãos. Se fosse resumir em pequenas palavras eu diria que o tempo de pandemia é tempo de amar, pois como dizia Santa Tereza de Calcutá: ‘somos apenas uma gota no meio do oceano, mas sem essa gota o oceano seria menor'”.