Para Organizar a Caridade: representantes das pastorais sociais se reúnem em Prudente

10/07/2023

Bento XVI afirmou que “para a Igreja, a caridade… pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência” (Deus é Amor, n. 25), e os bispos latino-americanos, em Aparecida, disseram: “a igreja com a sua pastoral social deve dar acolhida e acompanhar as pessoas excluídas nas suas respectivas esferas” (DA, 402).

Por isso, representantes das pastorais sociais presentes nas comunidades da Primeira Região (PR) se reuniram com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, o coordenador diocesano de pastoral, padre Éverton Aparecido da Silva, e o vigário-episcopal da região, padre Sandro Rogério dos Santos, para ‘organizar a caridade’, isto é, identificar e formar as forças vivas das paróquias nas pastorais de natureza social, como: saúde, criança, pessoa idosa, carcerária, vicentinos…

Encontro ocorreu no auditório da Cúria Diocesana

Depois da oração inicial, feita por Dom Benedito Gonçalves, o padre Sandro dirigiu a palavra às cerca de 45 pessoas presentes no auditório da Cúria diocesana, no sábado (8), das 14h às 16h, em Presidente Prudente (SP). O vigário-episcopal considerou a importância deste trabalho organizado para que a força viva da igreja seja vista como um corpo único, não ações dispersas. Aproveitou para parabenizar o esforço do padre Éverton na sistematização dos trabalhos pastorais em nível diocesano, especialmente, ajudados pelos encontros do Sínodo sobre a Sinodalidade.

A seguir, a reunião coordenada pelo padre Éverton Aparecido partiu da parábola do Bom Samaritano, com destaque de três ações fundamentais: olhar para a realidade (ver), deixar que a realidade interpele (compadecer) e agir (cuidar). Os leigos e as leigas presentes apresentaram a si e sumariamente os trabalhos realizados em âmbito paroquial. Verdadeira riqueza brotada da força da fé e vivência evangélica.

Padre Éverton Aparecido coordenou a reunião

A exposição do coordenador diocesano de pastoral foi pautada pela identidade e missão da pastoral social (baseado no capítulo 2 do livro “A missão da Pastoral Social” cujas paróquias receberam um exemplar gratuitamente). “A Pastoral Social é expressão desta caridade e da solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada”, leu-se na página 31.

Nas questões práticas, é sabido que cada pastoral e paróquia tem modos distintos de organização; algumas têm sede própria, como centros sociais e até CNPJ. Trabalho em conjunto significa ter mais força! Mais pessoas se associarão. Por isso, padre Éverton perguntou: “podemos contar com vocês na organização deste trabalho?”. “Sim!”, responderam os participantes.

Na reunião, criou-se no WhatsApp o grupo “Pastorais Sociais” com vistas à articulação dos trabalhos e de uma futura coordenação do setor. Foi anunciada a realização de um encontro formativo sobre o Ensino Social da Igreja para ainda este ano e a celebração do 7º Dia Mundial dos Pobres (DMP) no 33º Domingo do Tempo Comum. Padre Éverton leu parte das motivações do Papa Francisco na primeira mensagem do DMP e propôs a leitura de todas as mensagens, tendo em vista a riqueza de conteúdos.

Novos encaminhamentos serão feitos neste segundo semestre e um padre será convidado para a assessoria diocesana do setor.

*Com informações enviadas pelo padre Sandro Rogério dos Santos.