Padre Jerônimo Gasques é nomeado ecônomo da Diocese de Presidente Prudente

30/08/2023

No dia 11 de agosto, o padre Jerônimo Gasques recebeu de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, o ofício de ecônomo da Diocese durante o período de cinco anos. É a primeira vez que é nomeado um sacerdote para esta missão.

O papel do ecônomo é amplo e de grande responsabilidade na questão de gerir os bens diocesanos, tanto pessoais, quanto materiais. Ele é aquele que cuida ou orienta cada diocese sendo um auxílio ao bispo, com missão de zelar pela observância das leis trabalhistas, tributárias e contábeis.

Padre Jerônimo auxiliará o bispo nas funções administrativas (Padre Jerônimo / Cedida)

“Grande desafio pela frente, mas é uma questão de tempo e de organização. Primeiramente, vou conhecer e ficar de par com a nossa realidade diocesana naquilo que me toca cuidar. A administração curial é extensa e demandam cuidados no trato com os padres, conselhos e interessados (e do próprio bispo)”, destaca o padre Jerônimo.

De acordo com o sacerdote, o ecônomo é importante pois é um convite à unidade da administração diocesana. “A avaliação dos gastos de forma moderada se faz necessária nesse momento em que passamos, pois necessitamos de alguns ajustes e que abrange a questão da gestão eclesial. Enfim, o cuidado com os bens móveis e imóveis da diocese. A missão da igreja é evangelizar, mas temos um CNPJ a zelar.”