Padre Gerisvaldo Viana morre aos 53 anos em Presidente Prudente

03/08/2023

É com muito pesar que a Diocese de Presidente Prudente comunica o falecimento do padre Gerisvaldo Silva Viana. O sacerdote morreu nessa quarta-feira (02/08), no Hospital Iamada de Presidente Prudente (SP), diagnosticado com falência múltiplas dos órgãos. Ele tinha 53 anos e estava próximo de celebrar mais um aniversário natalício na sexta-feira (04/08).

Desde 2022, o padre descobriu um câncer no pulmão, fígado e intestino. Assim, em outubro do mesmo ano, deu início ao tratamento com retirada de parte do intestino e as sessões de quioterapia. Na última segunda-feira (31/07), precisou ser internado novamente e no início da noite dessa quarta-feira (02/08), às 18h, foi comunicado o seu falecimento.

Biografia

Padre Gerisvaldo nasceu em Santo Anastácio no dia 4 de agosto de 1969, filho de João Viana da Mota e Ivanilde da Silva Viana. De 1989 a 1995, curso Filosofia e Teologia em Marília (SP). A ordenação sacerdotal ocorreu em 23 de agosto de 1996.

Lembrança: celebração da ordenação sacerdotal de Gerisvaldo e mais quatro padres em 1996 (Pascom / Arquivo)

Ordenado há 27 anos, o presbítero era pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes, desde abril de 2022.

Missa de posse em Presidente Bernardes no dia 29 de abril de 2022 (Pascom Diocesana / Arquivo)

Antes, serviu às paróquias Santo Anastácio (Santo Anastácio), São Judas Tadeu (Presidente Prudente), Nossa Senhora Imaculada Conceição (Taciba) e São Pedro (Presidente Epitácio), e ao Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente).

Missa do Padroeiro na Paróquia São Pedro, em junho de 2022, durante a pandemia (Pascom / Arquivo)

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, está em viagem para a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco em Lisboa (Portugal), de onde enviou a seguinte mensagem:

Agradeçamos a Deus pelo rico e fecundo Ministério do Padre Gerisvaldo, que ao longo de todo Ministério testemunhou a Vida e a graça, testemunhou e anunciou o rosto misericordioso de Cristo, de Deus. Foi um Promotor da paz. Padre Gerisvaldo, por tudo que fez e testemunhou, agora irá receber a Coroa dos bons operários das mãos do Senhor! Deus conforte e console a todos familiares e irmãos de Ministério! Padre Gerisvaldo, descanse em Paz! Contem todos com minhas orações! Deus abençoe, conforte e console a todos!”

Dom Benedito agradeceu a rica trajetória sacerdotal do padre Gerisvaldo (Pascom Diocesana / Arquivo)

O vigário paroquial de Presidente Bernardes, padre Dolglas dos Santos Souza, também deixou sua mensagem:

“O padre Gerisvaldo, por onde passou, deixou a sua grande marca da alegria e da generosidade com as famílias e com as crianças. Esse pouco tempo que pude conviver com ele, vi uma pessoas incrível, muito dedicado, atencioso, carinhoso com as pessoas, sempre solícito. Vou sempre levar essa alegria pela vida, em servir o Senhor, um excelente padre e amigo. Deixou uma grande marca em nossos corações! Que Deus o acolha em sua infinita misericórdia e dê a cada um de nós essa força para continuar.”

Padre Dolglas junto com padre Gerisvaldo antes da Santa Missa (Pascom Paroquial / Arquivo)

Velório, Missa Exequial e sepultamento

Nessa quinta-feira, 3 de agosto, preste suas condolências ao presbítero:

» 4h – Início do Velório na Igreja Matriz de Pres. Bernardes;
» 9h – Missa de corpo presente;
» 11h – Cortejo segue para Costa Machado;
» 15h – Missa de corpo presente;
» 16h30min. – Cortejo segue para Mirante do Paranapanema;
» 17h – Sepultamento no Cemitério Municipal de Mirante.

Unamo-nos aos familiares, membros do presbitério diocesano, aos amigos e a todos os fiéis que nesta hora choram a morte do padre Gerisvaldo, também movidos pela fé nas palavras de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11,25).

Lembrança: momento da vida presbiteral do padre Gerisvaldo (Gustavo Albuquerque / Cedido)
Lembrança: mensagem de Natal divulgada em 2019 (Pascom Diocesana / Arquivo)
Missa na Catedral São Sebastião celebrou o seu Jubileu de Prata de Ordenação Sacerdotal (Pascom / Arquivo)