Milhares de fiéis celebram Corpus Christi na maior cidade do Oeste Paulista

09/06/2023

Ainda era madrugada quando cerca de 600 voluntários das paróquias da 1ª Região Pastoral já se reuniam no centro de Presidente Prudente (SP) para a tradicional confecção do tapete de Corpus Christi com mil metros de comprimento. Neste ano, a montagem ocorreu na Avenida Coronel José Soares Marcondes (de frente da Catedral São Sebastião), seguindo pela Rua Barão do Rio Branco em direção à Vila Marcondes, passando por baixo do pontilhão e chegando à frente do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida.

Confecção do tapete começou às 4h (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Às 8h, teve início a Santa Missa presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e concelebrada por padres da Diocese e visitantes. O altar foi montado de frente da Catedral e a solenidade reuniu milhares de fiéis.

Milhares de fiéis participaram da celebração (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana)

Na homilia, o bispo destacou a importância dessa celebração. “Agradecemos a Deus que nos reúne para celebra o corpo e o sangue de Cristo, o Corpus Christi. Esse mistério é tão sublime e grande que a Igreja celebra em duas solenidade: na Quinta-feira Santa, a Instituição da Eucaristia; e hoje, Corpus Christi. É momento de louvarmos a Deus por esse grande tesouro, esse dom, que dá a cada um de nós. O que seria de nós se não fosse a Eucaristia? Não teríamos forças para seguir o nosso discipulado.”

Dom Benedito afirmou que era dia de agradecermos a Deus (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Ao final da celebração, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento até o Santuário da Vila Marcondes, passando por ruas do quadrilátero central. O material base do tapete ornamental foi o pó ou palha de serra (ou serragem colorida manualmente). Cada comunidade foi responsável por uma parte do tapete e coube a elas usarem da criatividade para enriquecer o trabalho desenvolvido.

Procissão passou pelo quadrilátero central de Presidente Prudente (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

O momento encerrou com a bênção na praça do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.

Solenidade encerrou com a bênção na Vila Marcondes (Sonia Cavalcante / Pascom Diocesana)

Você pode conferir os álbuns de fotos do evento no Facebook da Diocese.