Igreja promove acampamento voltado à religiosos e padres em Prudente

29/01/2024

Dos dias 18 a 21 de janeiro, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP) deu início ao ano de 2024 com novidade. Pela primeira vez, foi realizado um acampamento focado em religiosos e sacerdotes de todos o país. Nomeado ‘Acampamento Magnificat Priest’, o objetivo foi levar os campistas a terem um momento de intimidade e uma experiência única com a Virgem Maria.

Entre padres, diáconos, freis e seminaristas, o acampamento teve a participação de 21 religiosos de Presidente Prudente (SP) e diversas cidades do país como: Adamantina (SP), Aracaju (SE), Tarabai (SP), Mogi das Cruzes (SP), Várzea Grande (MT), Itabaiana (SE), Londrina (PR), Campo Grande (MS), Gaúcha do Norte (MT), Rio Verde (RS), Chapadão do Sul (MS), Pirapozinho (SP) e Sabáudia (PR).

Padres e religiosos de várias partes do país participaram do evento (Pascom Paroquial / Arquivo)

De acordo com a organização do evento, esse acampamento surgiu de uma observação dos decorreres dos anos, onde perceberam que os padres e religiosos estão passando por momentos difíceis, reflexo do mundo contemporâneo. Chegaram a conclusão que a luta deles tem sido muito árdua e solitária, até porque os mesmos abdicam de tudo para viver o Evangelho.

“Neste contexto, vimos a necessidade de fazer algo muito especial, onde eles pudessem estar somente entre eles, onde houvesse uma maior interação, partilha, trocas de experiências e vivências e com isso criar um vínculo de amizade onde um ajudaria o outro, retornando às comunidades com ânimo renovado e prontos para encarar o ano de 2024″, fala uma das coordenadoras do acampamento, Lucimar Faria, 55.

Durante os dias de acampamento, eles tiveram momentos de espiritualidade, dinâmicas, partilhas, missas e brincadeiras. Para encerrar, ainda tiveram a recepção na Igreja Matriz e a celebração de chegada, do qual foi reflexo de todos momentos vividos e com muita entrega por parte deles.

“No acampamento, eles descobriram que todos tem problemas e sentimentos semelhantes e que é possível, entre eles, trocarem experiências, desabafos, que é possível eles serem amigos, diminuindo assim essa solidão. Eles saíram do acampamento com uma vontade enorme dessa amizade”, explica Lucimar.

Entre os campistas está o padre Luciano Rodrigues de Oliveira, 37, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai (SP). “No decorrer da minha vida, já tive experiência em outros acampamentos, mas destinado para padres, este foi o primeiro. Foi uma experiência incrível, talvez a maior na minha vida. Lá, apesar de muito conteúdo teológico, vivenciamos a humanidade, o amor e o colo de Nossa Senhora.”

Padre Luciano relata que foi uma das experiências mais incrível da sua vida (Pascom Paroquial / Arquivo)

Como religioso, ele ainda compartilha a importância do que viveu no seu dia a dia, já que o acampamento traz o reavivar da fé, fortalece a espiritualidade e aproxima ainda mais dos leigos, no amor e cuidado.

“Recomendo que todos os presbíteros, seminaristas, diáconos, religiosos e consagrados se permitam viver esta experiência tão linda. Estar em busca de aflorar as nossas virtudes nos ajuda no convívio humano, no amor às pessoas e na elevação da experiência de fé”, finaliza o sacerdote.

Outro campista foi o reitor do Seminário de Teologia, Nossa Senhora de Lurdes, padre Noel Ribeiro da Silva, 50, de Londrina (PR). Essa foi a segunda vez que esteve em um acampamento aqui em Presidente Prudente (SP).

˜Minha experiência no acampamento foi algo sensacional e muito profundo. Só tenho a agradecer. Vá de coração aberto, pois é uma experiência tão grandiosa que nos faltam palavras para expressar todas as graças e bênçãos”, conta o presbítero.

Padre Noel [casula azul à esquerda] conta que já é a segunda vez que participa de acampamentos na Maristela (Pe. Noel Silva / Cedida)

Para a realização do Acampamento Magnificat Priest foram necessários 70 voluntários na equipe interna que vieram de várias cidades. Além disso, mais de 500 pessoas fizeram parte da equipe externa e vigília, que ocorreram em várias cidades como Adamantina (SP), Pirapozinho (SP), Tarabai (SP), Aracaju (SE), Presidente Prudente (SP), entre outras.

Nossa Senhora é a base do Acampamento Magnificat (Pascom Paroquial / Arquivo)

*Com informações do site da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.