Grupo se reúne para estudar possível criação de Comissão de Arquitetura e Arte Sacra

Pastoral da Comunicação

12/07/2023

Formado por arquitetos, engenheiros, designs e especialistas em história da arte, um grupo de leigos da Diocese se reuniu, na noite dessa terça-feira (11/07), para estudar uma possível criação de uma Comissão de Arquitetura e Arte Sacra, conforme orienta a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião ocorreu em uma sala da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP), e contou com a presença do coordenador diocesano de pastoral, padre Éverton Aparecido da Silva.

Na ocasião foram mapeadas algumas realidades na Diocese em que o grupo poderá contribuir de alguma maneira, bem como a catalogação das habilidades de cada membro, suas especificidades. Também foi criado um grupo no WhatsApp para troca de informações.

Encontro ocorreu no auditório da Cúria Diocesana

Entre as inúmeras tarefas pensadas para esta Comissão, destacam-se:

  1. Criar uma consciência de valorização do espaço litúrgico celebrativo, nas comunidades paroquiais da Diocese;
  2. Promover a publicação de um Guia Artístico e Histórico das igrejas;
  3. Prestar um serviço de orientação e auxílio às paróquias nas reformas, construções e intervenções necessárias às edificações para a evangelização;
  4. Elaborar subsídios para estudos das equipes de liturgia sobre o espaço litúrgico;
  5. Dar parecer sobre alienação, transferência, reforma ou eliminação de imagens (escultura e pintura), quadros, azulejos, móveis, vasos, alfaias e joias, assim como pinturas murais, altares artísticos (substituição e criação), órgãos e partituras, construção, reconstrução, ampliação
    e reforma de igrejas ou de outros edifícios eclesiásticos;
  6. Responsabilizar-se pelo zelo e esclarecimentos necessários para a conservação dos edifícios, documentos e bens culturais eclesiásticos de valor artístico e histórico das paróquias da Diocese.
  7. Orientar, sob o ponto de vista da concepção do projeto, todas as obras visando à aprovação pelo Exmo. e Revmo. Bispo Diocesano;
  8. Organizar Memoriais e Museus religiosos de arte e história sacras e superintender seus funcionamentos;
  9. Orientar a realização de levantamento cadastral e inventário das igrejas já existentes ou não, estudando as possibilidades de adaptações litúrgicas orientadas às expressões de nosso tempo.
  10. Desenvolver a sensibilidade e o interesse pela arte sacra e bens culturais, nas equipes de liturgia e pastorais paroquiais.

Outros encontros foram marcados para compreender o regimento dessa comissão, bem como entender o seu funcionamento e depois passar por um processo de estudo, aprovação e funcionamento.

Participaram da reunião arquitetos, engenheiros, designs e especialistas em história da arte

Este encontro foi realizado após o evento “Espiritualidade do Espaço Sagrado” com Dom Amilton Manoel da Silva da Diocese de Guarapuava promovido no fim de junho, que motivou os leigos a darem um passo a mais.

Evento “Espiritualidade do Espaço Sagrado” ocorreu dia 24 de junho
Deixe seu comentário!

Onda Viva