Diocese promove encontro de acompanhamento para presbíteros de 0 a 5 Anos de ordenação

28/02/2024

Nessa terça-feira, 27 de fevereiro, no auditório da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Presidente Prudente (SP), a Comissão Diocesana da Pastoral Presbiteral promoveu um momento de acompanhamento voltado aos padres que tem até cinco anos de ordenação, com o tema “Juventude Sacerdotal”.

Logo no início, Dom Benedito Gonçalves, bispo diocesano, fez a oração inicial com a leitura do Evangelho do dia. “O amor é identidade de todo cristão. A nós que recebemos essa graça no ministério sacerdotal, devemos fazer todo esforço para que, unidos a Cristo, exercemos todos os dons em benefício do próximo.”

Dom Benedito participou integralmente do encontro (Pe. Armando Nochetti / Cedida)

Na sequência, padre Jerônimo Gasques, ecônomo da Diocese, ministrou uma formação com o tema: “Padres em sustentação”. Na ocasião, foi apresentado alguns aspectos do ministério sacerdotal e comentou sobre a necessidade de se ter uma planilha orçamentária e alguns conselhos administrativos.

Também falou no evento o padre Tiago Carvalho, vigário geral. “A Igreja é o corpo místico de Cristo e o princípio fundamental para a salvação das almas. Com isso, temos que começar a desenvolver essa estrutura.”

Em seguida, o padre Edcarlos Amorim Moreira, Representante dos Presbíteros, e organizador do encontro, apresentou a todos a criação da Comissão Diocesana da Pastoral Presbiteral, em que cada grupo de Ordenação Sacerdotal (0 a 5 anos; 6 a 15 anos; 16 a 35 anos, 36 anos ou mais) será representado por dois padres, juntamente com o representante dos presbíteros, bispo diocesano, vigários episcopais, vigário geral e chanceler do bispado e coordenador de pastoral.

Os próximos acompanhamentos seguem a programação abaixo:

- 09/04, às 8h30 - 6 a 15 Anos de Ordenação Sacerdotal (Maturidade Sacerdotal) - 2009-2018 (Paróquia N. Sra. do Carmo);

- 18/06, às 8h30 - 16 a 35 Anos de Ordenação Sacerdotal (Plenitude Sacerdotal) - 1989-2008 (Paróquia N. Sra. do Carmo);

- 30/07, às 8h30 - 36 Anos de Ordenação Sacerdotal Adiante (Sabedoria Sacerdotal) - …1988 (Paróquia N. Sra. do Carmo).