Diocese organiza 19ª edição do Caminhando com Maria em Presidente Prudente

04/04/2022

Com o tema “Salve, ó Virgem Maria, Sede da Sabedoria, Mestra do amor!”, a Diocese de Presidente Prudente se prepara para realizar a 19ª edição do maior evento mariano do Oeste Paulista, o Caminhando com Maria. O evento faz parte do calendário turístico de Presidente Prudente.

Neste ano, a programação especial contará com missas, carreatas e a tradicional caminhada com a Imagem Peregrina, que não ocorre há dois anos devido a pandemia. A Imagem foi trazida pela coordenação do evento no último dia 24 de abril, diretamente do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Equipe do Caminhando com Maria e o bispo com a Imagem Peregrina no Santuário Nacional (Messias Araújo / Pascom Diocesana)

“Teremos uma edição mais que especial! Por causa da pandemia, fomos automaticamente forçados a suspender o evento por duas edições. Voltamos este ano com a fé renovada, percebendo a mesma coisa nos fiéis católicos devotos de Nossa Senhora Aparecida”, destaca José Reginaldo Ramos, atual coordenador do evento juntamente com sua esposa, Claudinéia Rodrigues Ramos.

Segundo o coordenador, o evento é importante para mantermos viva a devoção em Maria e a certeza da intercessão da Mãe junto do seu filho Jesus. “Toda a direção do Caminhando com Maria gostaria, neste ano, de fazer uma grande festa homenagem a mãe de Jesus, mas ainda estamos em tempo de cuidados quanto a pandemia. Então, achamos melhor pensar em uma programação mais curta, se atentando a segurança dos fiéis.”

O evento teve sua programação adaptada nos dois últimos anos devido ao agravamento da situação. Neste ano, com a melhora nos dados referentes a internações e avanço da vacinação, a organização manteve a tradicional caminhada com a Imagem pelas ruas de Presidente Prudente (SP).

Tradicional caminhada ocorrerá no dia 1º, às 15h, saindo do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Pascom Diocesana / Arquivo 2019)

“Quantas pessoas receberam a graça de um milagre nesses anos super difíceis de pandemia, quantas curas alcançadas e eu sou uma prova viva desse milagre”, conta Reginaldo após contrair a covid-19, passar dias entubado e ter conseguido se recuperar.

Programação 2022

30/04/2022 (Sábado), às 17h30 – Recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em frente da Faculdade Uniesp (Av. Cel. Marcondes, 6093, Jd. Aeroporto). Logo em seguida, carreata percorrendo a Avenida Coronel Marcondes a caminho da Catedral de São Sebastião, para visitação dos fiéis e devotos;

30/04/2022 (Sábado), às 19h30 – Santa Missa Solene presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano;

01/05/2022 (Domingo), às 8h – Santa Missa Solene na Catedral de São Sebastião presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, carreata até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Vila Marcondes, onde permanecerá para visitação até às 15h;

01/05/2022 (Domingo), às 15h – Santa Missa Solene de despedida da imagem no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida. Logo após, às 16h, CAMINHADA COM MARIA até a Paróquia Nossa Senhora do Carmo; (Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da Diocese);

01/05/2022 (Domingo), às 17h – Santa Missa Solene na Paróquia Nossa Senhora do Carmo presidida pelo bispo diocesano.

11 a 13/05/2022 (Quarta a Sexta-feira) – Peregrinação da Imagem na Paróquia São José (Pres. Prudente).

14/05/2022 (Sábado), às 19h – Santa Missa de Despedida da Imagem Peregrina na Paróquia São José (Pres. Prudente).

18 a 21/05/2022 (Quarta-feira a Sábado) – Peregrinação da Imagem na Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Pres. Venceslau).

22/05/2022 (Domingo) – Santa Missa de Despedida da Imagem Peregrina na Paróquia Santo Antônio (Pres. Venceslau).

Banner da Programação Completa:

Contamos com a presença de cada devoto da diocese. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!”