Diocese organiza 16ª edição do Caminhando com Maria

Com o tema “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1, 49), evento católico espera reunir milhares de fiéis

Equipe de Comunicação Caminhando com Maria

20/04/2019

Equipe de Comunicação Caminhando com Maria

O Caminhando com Maria é o maior evento mariano do Oeste Paulista e chega na 16º edição com novidades. Diferentemente dos outros anos, a missa campal será realizada no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, ao lado do Seminário Diocesano, em Presidente Prudente. A caminhada será no dia 1º de maio, em ação de graças ao Dia do Trabalhador. “O Caminhando com Maria tem como finalidade despertar cada batizado para que seja um discípulo missionário de Cristo Jesus”, afirma o bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos.

Com o tema “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1, 49), os organizadores esperam reunir milhares de pessoas. Além da tradicional caminhada, a programação contemplará paróquias da Diocese, que também receberão a Imagem Peregrina da Padroeira do Brasil.

“Todos os anos, nós da equipe do Caminhando com Maria trabalhamos com muito amor, preparando para que os fiéis de Nossa Senhora Aparecida fiquem próximos da Imagem Peregrina e possam fazer suas orações, ter a oportunidade de pedir a intercessão de Nossa Senhora junto a Jesus”, afirma o coordenador geral José Reginaldo Ramos.

De acordo com o bispo Dom Benedito, Maria tem grande importância na história da Igreja e na vida dos fiéis. “A Virgem Maria, Mãe de Deus, Mãe da Igreja, é modelo para todo discípulo de Cristo Jesus. Como serva do Senhor, demonstrou verdadeiro amor e fidelidade a Deus, ao longo de toda caminhada, colocando sua vida e talentos a serviço de Deus e dos irmãos”, explica o bispo.

História

O Caminhando com Maria teve início no ano de 2003, com a iniciativa do casal Claudinéia Rodrigues Ramos e José Reginaldo Ramos, atuais coordenadores e membros da Catedral São Sebastião de Presidente Prudente. “Nós estávamos em uma missa na Catedral. Nesse dia, logo que saímos da igreja, nos deparamos com um evento de outra religião. Nessa hora, veio uma luz para minha esposa e tivemos a ideia de fazer o evento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida”, afirma José Reginaldo.

Até a 9ª edição do Caminhando com Maria, devotos faziam caminhada com a Santa em direção à zona rural de Álvares Machado – 2009 (Equipe de Comunicação Caminhando com Maria / Cedida)

Durante nove anos, o percurso do evento foi realizado com saída da Catedral em direção à chácara do casal, em Álvares Machado. Naquela época, não havia muita divulgação e era voltado à comunidade da paróquia. José Reginaldo conta que a primeira edição começou com 80 pessoas e, com o tempo, esse número só aumentou. “Na nona edição, reunimos 350 fiéis. Vimos que as pessoas adoraram e resolvemos fazer com a participação do bispo, na qual mudamos de local para abranger mais pessoas. Então, ele deu a ideia de ser diocesano”, explica o coordenador.

A partir da 10ª edição, o evento mudou de local e passou a fazer o percurso saindo da Catedral em direção ao Parque do Povo, onde reuniu cerca de 10 mil fiéis devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Desde 2013, maior evento mariano da região integra o calendário diocesano e reúne milhares de fiéis no dia 1º de maio – 2013 (Equipe de Comunicação Caminhando com Maria / Cedida)

Já em 2016, houve uma nova mudança no trajeto. Com o objetivo de dar maior comodidade e acolher melhor o público, o evento passou a ser realizado no centro de eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC). No ano de 2018, a celebração aconteceu no Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Prudente.

Bispos Dom Antônio Agostinho Marochi e Dom Benedito Gonçalves dos Santos estiveram juntos em 2016 na caminhada com a Imagem Peregrina – 2016 (Equipe de Comunicação Caminhando com Maria / Cedida)

Além de fazer parte do calendário oficial da Diocese, o Caminhando com Maria integra as datas comemorativas da cidade, mobilizando o turismo religioso da região.

Programação

A Diocese de Presidente Prudente prepara uma programação especial para a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em várias paróquias, a partir do dia 28 de abril.

No dia 1º de maio, a caminhada sairá da Catedral São Sebastião, às 16h, até o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, onde será celebrada a missa de encerramento.

A programação completa do 16º Caminhando com Maria será divulgada pelas redes sociais oficiais do evento: pelo blog e pela página no Facebook.