Diocese de Presidente Prudente se prepara para ganhar três novos diáconos

05/11/2020

Em dezembro, a Diocese de Presidente Prudente ganhará três novos diáconos. São eles: Rafael Moreira Campos, Rafael Sotocorno e Rodrigo Fernandes do Nascimento. A ordenação foi marcada após o anúncio de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, ocorrido no dia 29 de agosto de 2020, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente (SP).

Bispo diocesano durante anúncio da ordenação (Pascom Diocesana / Arquivo)

Cada futuros sacerdotes escolheu um lema para seu ministério:

“Escuta, filho, os preceitos do mestre, e inclina o ouvido do teu coração” (Prólogo da Regra de São Bento) – Rafael Moreira Campos;

“O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás” (Is 50, 5) – Rafael Sotocorno;

“Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor” (Sl 39, 8-9) – Rodrigo Fernandes do Nascimento.

Para o seminarista Rafael Moreira Campos, “chegar nessa fase da caminhada vocacional é, com toda certeza, graça de Deus. Olho para trás com gratidão, pro presente com desejo de servir e para o futuro com esperança. Deus nos elegeu! É Ele quem nos possibilita alcançarmos tão grande dom. Dom imerecido. Nós somos instrumentos falhos. Temos o desejo de continuar sendo ferramentas na mão do grande Mestre e Senhor de nossas vidas!”.

Rafael Moreira Campos (Pascom Diocesana / Arquivo)

Rodrigo Fernandes do Nascimento destaca que o sentimento que brota nesse momento é o de gratidão. “Gratidão a Deus por ter me chamado e estar a cada dia me conduzindo e formando conforme a Sua vontade. Uma alegria enorme invade nosso coração, pois tudo é d’Ele e pertence a Ele. O ‘sim’ da Igreja ao pedido que manifestamos, revela uma única coisa: somos pequenos instrumentos nas mãos do Senhor”.

Rodrigo Fernandes do Nascimento (Pascom Diocesana / Arquivo)

Para Rafael Sotocorno “diante da ordenação diaconal que se aproxima o sentimento que desponta é de alegria. Alegria de experimentar por meio da vocação o amor de Deus por mim e por cada pessoa. Alegria de ter respondido sim ao chamado que me foi feito. Alegria de servir a Deus e a Igreja através do ministério diaconal. Unido a alegria está o amor, a gratidão e o desejo de servir.”

Rafael Sotocorno (Pascom Diocesana / Arquivo)

Os três finalizam os estudos teológicos no final de novembro de 2020. Registram gratidão a Diocese de Presidente Prudente pelos anos de estudo e formação inicial, além dos agradecimentos a todos os padres formadores, comunidades de pastoral e fiéis leigos benfeitores dos seminários nos quais estiveram. A eles nossa oração!

Serviço

Após anos de estudo, trabalho pastoral e discernimento vocacional, os três diáconos eleitos irão receber o sacramento da ordem no grau do diaconato no dia 11 de dezembro de 2020, às 19h30, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Presidente Prudente (SP).