Diocese de Presidente Prudente completa 63 anos de evangelização

Pastoral da Comunicação

30/06/2023

No próximo dia 2 de julho, a Diocese de Presidente Prudente completará 63 anos de instalação, evangelização e missão no interior de São Paulo. Para a ocasião, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, emitiu uma carta:

AOS PADRES, DIÁCONO, SEMINARISTAS, RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE, GRAÇA E PAZ!

1.- A Diocese de Presidente Prudente celebra no domingo, 2 de julho, 63 anos de evangelização. Criada pelo Papa João XXIII com a Bula “Cum Venerabilis”, aos 16/01/1960, foi instalada no dia 2 de julho daquele mesmo ano. Ao longo desses 63 anos de evangelização, 5 bispos estiveram à frente do seu pastoreio: dom José de Aquino Pereira (1960-1968); dom José Gonçalves da Costa (1970 -1975); dom Antônio Agostinho Marochi (1976-2002); dom José Maria Camino Libório Saracho (2002-2008) e dom Benedito Gonçalves dos Santos, desde 2008.

2.- Dom José de Aquino – primeiro bispo diocesano – primou seu trabalho pastoral em organizar a recém-criada diocese, e muito trabalhou para solidificar os trabalhos pastorais e organizar a Cúria Diocesana, concentrando suas forças na aquisição do terreno e construção do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja. Seu esforço foi tamanho na edificação do seminário, que se tornou um dos maiores seminários do interior do Brasil. Em 1968 foi transferido para a Diocese de São José do Rio Preto.

Dom José de Aquino Pereira (Pascom / Arquivo)

3.- Dom José Gonçalves da Costa – segundo bispo diocesano – concentrou seu trabalho pastoral em impregnar as novas realidades pastorais de acordo com a realidade do Concílio Vaticano II, trabalhando pela inserção do leigo no campo pastoral, incentivando a criação de pastorais e movimentos.

Dom José Gonçalves da Costa (Pascom / Arquivo)

4.- Dom Antônio Agostinho Marochi – terceiro bispo diocesano – teve o mais longo e fecundo trabalho pastoral na diocese. Foram 27 anos dando continuidade ao trabalho de seu antecessor, e foi incansável, não medindo esforços na edificação das paróquias, promoção vocacional e formação dos leigos de acordo as novas realidades pastorais. Estruturou a diocese elevando-a a destaque no cenário Regional e Nacional. Seu trabalho deixou marcas profundas em todos os campos pastorais, introduzindo ECC, RCC, Pastorais da Criança e da Saúde; também instituiu e estruturou os primeiros ministros extraordinários da comunhão eucarística. Até a presente data, colhemos os frutos do seu trabalho junto aos leigos.

Dom Antônio Agostinho Marochi (Pascom / Arquivo)

5.- Dom José Maria Libório Camino Saracho – quarto bispo diocesano – trabalhou principalmente no campo social. Modernizou e equipou a Rádio Onda Viva, tornando-a potente, e dando um salto qualitativo na comunicação. Construiu também a nova sede da Cúria Diocesana.

Dom José Maria Libório Camino Saracho (Pascom / Arquivo)

6.- Como quinto bispo diocesano, tomei posse aos 17 de agosto de 2008. Ao ser nomeado, recebi a missão do Núncio Apostólico, dom Lourenço Baldisseri, de conciliar a realidade conflitiva na Diocese, missão essa desafiadora até hoje.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Pascom / Arquivo)

Ao longo desses quase 15 anos à frente da Diocese tenho procurado, segundo minhas forças e capacidade, dar continuidade aos trabalhos pastorais e administrativo. Nesse período, ordenei 31 sacerdotes diocesanos, erigi 15 paróquias e, graças a Deus, temos sacerdotes presentes em todas as cidades da Diocese, totalizando 56 paróquias. Procuro ser um bispo missionário, celebrando e visitando cada paróquia três vezes ao ano e incentivando as pastorais, serviços e movimentos.

Clero diocesano reunido na Catedral São Sebastião, em Prudente (Pascom Diocesana / Arquivo)

7.- Em 2012, a Diocese de Presidente Prudente, teve a graça de sediar o 20º Congresso Nacional do ECC, que acolheu quase 1.000 participantes, entre sacerdotes e casais e, e segundo os congressistas, detém a melhor avaliação de todos os congressos até a presente data. Durante esse período, a Diocese também sediou o Congresso Regional da RCC, o Congresso Missionário Regional e o Congresso Regional para Leigos. O 20º Congresso Nacional do ECC, marcou substancialmente a Diocese, tanto que a Pastoral Familiar e o serviço ECC, é atualmente, destaque no cenário Regional e Nacional. Algumas pastorais também são destaques no campo regional, por exemplo, a da criança, da saúde, vocacional, missionária e bíblico-catequética.

8.- Trabalhei para melhor estruturar as instalações das paróquias e seus mobiliários, a Casa de Encontros, a Cúria Diocesana e o Seminário Diocesano, também modernizando a frota de veículos. A Rádio Onda Viva, migrou de AM para FM, melhorando a qualidade de transmissão no Oeste Paulista.

Diocese de Prresidente Prudente organizada em quatro regiões pastorais (Polienteia / Arquivo)

9.- Preparando o Sínodo dos Bispos, que será realizado em outubro de 2021-2024, nesses meses que antecede, a Igreja, está nos convocando apara alargar o espaço da tenda. Vejo como um momento ímpar para a conversão pastoral de todos: bispo, sacerdote, religiosos (as) e leigos (as). Para isso, é necessária uma abertura de coração, uma mudança de vida, de mentalidade, primando para que, acolhida, mansidão, amor e misericórdia imperem verdadeiramente no agir pastoral. É necessário fazer um esforço e deixar cair por terra todo o legalismo e marginalização para que assim cativemos coração para Deus e a Igreja.

10.- Portanto, às vésperas dos 63 anos de nossa Diocese, abençoo a todos, suplicando a Deus por intercessão da Virgem Maria e São José, e do Glorioso São Sebastião, forças e graças, para que unidos superemos todos os conflitos, e como igreja sinodal, caminhemos todos juntos como autênticos discípulos missionários de Cristo Jesus, fazendo tudo para que o reino de Deus continue a crescer e florescer entre nós.

Presidente Prudente/SP, 29 de junho de 2023.

Parte das paróquias que compõe a Diocese (Pascom Diocesana / Arquivo)

Baixe o documento na íntegra clicando aqui. O Setor Diocesano de Liturgia também divulgou orientações para a celebração da Santa Missa, com sugestão de motivação e preces. Acesse o arquivo clicando aqui.

Deixe seu comentário!

Onda Viva