Apresentação musical contou com pessoas de várias cidades da região e reuniu 26 coralistas (Airton Silva / Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia)

Corais realizam concerto de música sacra beneficente em Presidente Prudente

O evento busca arrecadar fundos para a ministra eucarística, Maria de Assis, que está sem andar e necessita passar por cirurgia

Evandro Marques / Pascom Diocesana

16/08/2019

O 1º Concerto de Música Sacra ocorreu na última sexta-feira (18) e reuniu 26 coralistas de dois grupos musicais da Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP). O evento arrecadou fundos que serão doados à ministra eucarística Maria de Assis, que pertence à comunidade e necessita de uma prótese para voltar a andar.

Veja alguns dos principais momentos do concerto beneficente realizado pela Paróquia Santa Rita de Cássia de Presidente Prudente (SP) (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“O evento é importante porque demonstra a caridade dos membros da Igreja que se solidarizam e podem ajudar um ou outro”, afirma o padre responsável pela igreja, José Altino Brambilla.

Com repertório variado, os corais tocaram músicas do monsenhor Marcos Frisina, Wolfgang Mozart, Charles Gounod, entre outros compositores. A maior parte das canções era introduzida por reflexões voltadas à religião.

Letícia Gasparim, 41, veio de Presidente Venceslau (SP) prestigiar o evento com os pais. “Foi maravilhoso, uma experiência inesquecível.  A parte espiritual, que introduzia as música, serviu para as reflexões e tinha que fazer parte das orações”.

Letícia viajou mais de 50km para assistir ao concerto (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Para a maestrina Ana Ramos, 44, que canta com o marido e a filha, a música representa muito em sua vida. “A minha profissão é a música, ela faz parte da minha vida, da minha família poder retribuir esse dom a serviço de Deus, isso me enche de alegria”.

De acordo com o padre José Brambilla, a música sempre fez parte da história da Igreja e ela ajuda os fiéis a descobrirem, pela beleza, a presença de Deus. “Santo Agostinho dizia que quem canta bem reza duas vezes. Então não há como negar que você cantando, a alma está desprendendo para as alturas e conseguindo falar mais facilmente com Deus”, ressalta o padre.

Segundo o padre, cerca de mil ingressos foram vendidos para o concerto.

Corais

O Coral Santa Rita é o mais antigo da paróquia e surgiu há 23 anos. Segundo a maestrina Ana Ramos, o grupo surgiu após ser convidado a cantar em uma missa de ordenação na Diocese de Presidente Prudente.

“Então nós montamos o grupo vocal, ensaiamos, na época Monsenhor Miguel Valdrighi deu uma força e cantamos pela primeira vez no dia 23 de agosto de 1996, durante a ordenação do padre José Altino Brambilla, atual padre de nossa paróquia”, explica Ana Ramos.

De acordo com a maestrina, a partir daí o grupo não parou mais. Atualmente, são 25 participantes, desde jovens até os mais idosos, que dedicam seu tempo para cantar em eventos solenes da paróquia e da diocese. O coral tem ensaio semanal, toda terça-feira e o repertório conta com músicas tradicionais da Igreja, além das litúrgicas.

O Coral Santa Rita tem 23 anos de existência e possui 25 participantes
(Rodrigo Moraes / Pascom Diocesana)

Já o segundo coral recebe o nome em latim Madrigal Cantare Amantis Est, que significa“cantar é próprio de quem ama”, frase do Santo Agostinho. Surgiu após o grupo se reunir para ensaiar músicas que seriam cantadas na sexta-feira santa, e foi quando resolveram dar continuidade ao trabalho.

O grupo existe há cerca de um ano e conta com sete membros entre homens e mulheres. “O repertório desse coral é mais elaborado, erudito, sacro, e é formado apenas por professores de música”, explica Ana Ramos. Os ensaios acontecem de maneira esporádica.

Formado apenas por professores de música, o coral Madrigal existe há mais de um ano (Airton Silva / Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia)