Coordenadores diocesanos das Pastorais Sociais se reúnem em Presidente Prudente

13/06/2023

Tendo em vista a dinamização da dimensão social da missão da Igreja na Diocese de Presidente Prudente, os coordenadores diocesanos das Pastorais Sociais se reuniram na noite dessa segunda-feira (12/06), na Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP).

O encontro contou com a presença do padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral, do diácono Carlos Alberto Sartori, da irmã Penha da Creche Walter Figueiredo, além dos representantes dos Vicentinos, da Pastoral da Pessoa Idosa, da Pastoral da Saúde, da Pastoral da Sobriedade, da Pastoral Carcerária e da Pastoral da Criança. Os membros da Pastoral da Terra e da Campanha da Fraternidade justificaram a ausência.

Encontro ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Pastorais Sociais / Cedidas)

Entre os objetivos da reunião, destaca-se a articulação dos trabalhos sociais desenvolvidos nas paróquias, a partilha de experiências, os testemunhos de uma Igreja viva e atuante para que as pessoas e as comunidades cristãs tenham a sensibilidade, a atitude e a coragem de Jesus em relação a todas as pessoas atingidas por doença, miséria, preconceito, discriminação, exploração, dominação e violência. Também apontaram a importância do desencadear de um processo de formação da Doutrina Social da Igreja em toda Diocese.

Coordenadores das pastorais sociais discutiram o processo de articulação (Pastorais Sociais / Cedidas)

O Documento de Aparecida n. 402 mostra que “a Igreja, com sua Pastoral Social, deve dar acolhida e acompanhar essas pessoas excluídas nas respectivas esferas”. Diante disso e fortalecidas por este processo de formação e encontros, as pastorais sociais contribuirão para que a Igreja intensifique sua presença pública em busca da transformação.

Como lembra Bento XVI na Encíclica Deus Caritas est., essas pastorais são parceiras das diversas organizações da sociedade, especialmente dos movimentos populares, na luta pela justiça e pelo bem comum. Para isso, precisam de preparação metodológica e política para que essa ação em conjunto seja uma presença aberta ao diálogo, à construção coletiva, à prática da democracia participativa.