Coordenador diocesano de pastoral participa do Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”

30/01/2024

Nos dias 29 e 30 de janeiro, o padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral, está representando a Diocese de Presidente Prudente em Brasília (DF), no Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”.

Padre Éverton juntamente com os representantes da Sub-região de Botucatu e Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB (Pe. Éverton Aparecido / Cedida)

São aproximadamente 300 pessoas de todos os regionais e dioceses que responderam ao chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Cerca de 300 pessoas participam do encontro em Brasília-DF (Osnilda Lima/ CNBB)

Convidado especial para assessorar o evento, dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização e coordenador do Jubileu 2025, destacou a sua felicidade em participar deste momento organizado pela conferência episcopal do Brasil e o seu encontro com o Papa Francisco antes de viajar. Segundo dom Fisichella, o papa pediu-lhe que trouxesse a sua saudação e bênção a todos os brasileiros.

“Agradeço de coração a presidência da conferência episcopal por ter organizado este encontro em preparação ao jubileu. Estou grato por encontrar grande ajuda na cansativa preparação do jubileu, que será um momento de graça para toda a igreja”, destaca o bispo.

Mesa de abertura contou com dom João Justino (1º vice-presidente da CNBB), dom Giambattista Diquattro (Núncio Apostólico no Brasil), dom Paulo Cézar Costa (arcebispo de Brasília) e dom Rino Fisichella (Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização).(Osnilda Lima/ CNBB)

O Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, manifestou a alegria de acolher a dom Fisichella no Brasil e destacou que sua presença é um sinal de motivação para a Igreja no Brasil nesta preparação para o Jubileu.

“A Igreja do Brasil e a sua pessoa se confirmam mutuamente no ardor da expectativa do entusiasmo e da motivação no seguimento do único caminho que é Cristo Jesus”, reforçou o núncio.

Programação

A programação do primeiro dia de encontro contou com um panorama da ação evangelizadora a partir da visão da CNBB, bem como a tratativa dos desafios dessa ação na Igreja no Brasil. Também discutiram sobre ‘O Jubileu nas Sagradas Escrituras’ e o ‘Jubileu da Esperança em 2025’, trazendo os anseios do Papa Francisco.

Evento teve início na segunda (29) com a oração das Laudes (Osnilda Lima/ CNBB)

Já o segundo dia, contempla a celebração do Jubileu, as propostas para a sua realização e as perspectivas para a realização no Brasil. A conclusão está prevista para às 19h, com a Santa Missa na Basílica São Francisco de Assis. O evento ocorre na Casa Dom Luciano, na capital federal.

Você pode acompanhar mais informações sobre esse encontro acessando o site da CNBB (Clique aqui).

*Com informações do site da CNBB.