Conheça mais sobre o Apostolado da Divina Misericórdia na Diocese

06/09/2023

Implantado na Diocese de Presidente Prudente desde 2004, o Apostolado da Divina Misericórdia segue crescendo e se prepara para completar 20 anos. Ele tem como objetivo divulgar o maior atributo de Deus, a misericórdia, através da formação de grupos de estudos direcionados, denominados “Cenáculos”. A bibliografia base dos estudos são a Bíblia Sagrada, o Catecismo da Igreja Católica e Diário de Santa Faustina.

Dom Benedito durante momento de formação (Apostolado da Divina Misericórdia / Cedida)

Na Diocese, o casal responsável pela coordenação geral desde 2013 é a Eliane de Jesus Teixeira Mazzini e o Ivo Mazzini, juntamente com José Barbosa Mendes, Liliana Branquinho, Valdir Branquinho, Afife Fazano e Claudinei Alves. O padre Éverton Aparecido da Silva, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente), atua como assessor eclesiástico.

Ivo e Eliane, atuais coordenadores, ao lado do bispo diocesano (Apostolado da Divina Misericórdia / Cedida)

“Escolhemos fazer parte desse Apostolado pois trata-se de um chamado especial e particular para falar da divina misericórdia e da necessidade de arrependimento e conversão, bem como, praticar obras de misericórdia com o próximo, de modo especial, com os pobres, doentes, aflitos, enlutados, enfim, todos necessitados. Além de ampliar nossa consciência sobre a doutrina católica: sobre o real valor da Eucaristia, da paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”, destaca Eliane.

Atualmente, o Apostolado conta com 35 grupos espalhados pela Diocese, aproximadamente 400 participantes que receberam formações ao longo dos anos.

“A formação visa ampliar a consciência e a prática de obras de misericórdia espirituais e corporais em toda Diocese, exercitar-se na reza do terço da divina misericórdia, da divulgação e veneração da imagem de Jesus Misericordioso, além da realização da Festa da Divina Misericórdia, no segundo domingo da Páscoa, que é precedida pela novena”, explica Eliane.

Membros do Apostolado reunidos durante Missa de Envio ao Congresso Diocesano (Pascom Presidente Bernardes / Cedida)

Serviço

Para participar do apostolado, deve-se procurar os coordenadores de cenáculos de cada comunidade e mostrar interesse.

No caso da implantação de novos grupos, entre em contato com a coordenação diocesana para orientação geral. Em seguida, com a autorização do pároco local, dá se inicio aos estudos com manual próprio de formação.

Após 12 meses de preparação, com estudos quinzenais de uma hora e meia cada, o postulante estará apto a ser consagrado Apóstolo Eucarístico da Divina Misericórdia (AEDM), através de rito próprio, realizado dentro da missa, após a homilia, ou pelo bispo diocesano na missa de encerramento do Congresso Diocesano da Divina Misericórdia. Esse congresso ocorre anualmente e chegou este ano a sua quarta edição, realizada nos dias 26 e 27 de agosto, no Centro de Formação de Martinópolis (SP).

Postulantes reunidos no Congresso Diocesano em Martinópolis (Pascom Presidente Bernardes / Cedida)