Conheça mais o trabalho que a Pastoral da Pessoa Idosa desenvolve na Diocese

05/05/2023

Há 19 anos, a Pastoral da Pessoa Idosa vem zelando pelos mais velhos da Diocese. “Através das visitas mensais e domiciliares, levamos orientações de uma qualidade de vida melhor, como a prática de hábitos saudáveis, nutrição, vacinas, prevenção de quedas, ingestão de água e ser a ponte entre a pessoa idosa e os serviços existentes na comunidade como o CRAS e o CREAS”, afirma a coordenadora da pastoral, Rosa Maria Salvino de Oliveira, 69.

Coordenadora Rosa [à esquerda] juntamente com o monsenhor Mauro e uma agente da pastoral (Rosa Maria / Cedida)

De acordo com a coordenadora, que está a frente dessa pastoral há seis anos, o trabalho da equipe funciona da seguinte forma: “visitamos os idosos cadastrados mensalmente, depois nos reunimos para avaliar os que são mais vulneráveis e encaminhamos para a sede nacional da pastoral em Curitiba (PR). Esses dados são colocados em um aplicativo e colaboram com Ministério de Saúde”. Além disso, existem formações contínuas para reflexões das ações realizadas nas comunidade e alinhamento.

Equipe reunida para alinhamento e planejamento da pastoral (Rosa Maria / Cedida)

Na Diocese, eles contam com o assessor espiritual, monsenhor Mauro Laércio Magro, além de coordenadores paroquiais, facilitadores, líderes, e o apoio de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, e padres.

Ao todo, são 130 agentes presentes em oito cidades do Oeste Paulista: Álvares Machado, Marabá Paulista, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Sandovalina e Tarabai. Para ser um agente dessa pastoral é preciso ter acima de 14 anos e fazer uma capacitação de 18 horas.

Missa dos Idosos é realizada todo quarto domingo do mês (Rosa Maria / Cedida)

“Não escolhi fazer parte dessa pastoral, mas sim, aceitei o convite de Deus e foi o melhor presente que recebi, é muito gratificante”, ressalta Rosa Maria.

A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e foi criada em Curitiba (PR) no ano 2004. Neste mesmo ano, foi implantada em Regente Feijó (SP) e depois expandiu para Álvares Machado, Pirapozinho e Presidente Prudente. Nos documentos oficiais, a pastoral afirma que sua criação é uma resposta ao fenômeno de envelhecimento da população brasileira. A fundadora nacional foi a doutora Zilda Arns Neumann.

Agentes durante formação em Presidente Prudente (Rosa Maria / Cedida)
Pastoral da Pessoa Idosa existe há 19 anos na Diocese (Rosa Maria / Cedida)